sexta-feira, 21 de outubro de 2011

24. DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIAS:



-------------------------------------------------------------------


Pesquisas Acadêmicas. Conhecimento e pesquisas científicas Mosaic

ClassicFlipcardMagazineMosaicSidebarSnapshotTimeslidePowered by Aspectos psicológicos em Édipo Rei, de Sófocles
Aspectos psicológicos em Édipo Rei, de Sófocles

São eles efortúnios do marido e da mulher

estão inseparavelmente entrelaçados.Entendendo um pouco sobre a Psicologia Jurídica
Entendendo um pouco sobre a Psicologia Jurídica

-------------------------------------------------------------------------------
Lívia de Tartari e Sacramento.

A Psicologia Jurídica, também é conhecida como Psicologia Forense e também como Psicologia Criminal. Porém, entendemos que a denominação Psicologia Jurídica descreve melhor a área.Fenomenologia
Fenomenologia

O conhecimento da realidade essencial dos fenômenos e a possibilidade desse conhecimento foi preocupação constante da filosofia até princípios do século XX, quando a fenomenologia deixou de olhar para os elementos exteriores que cercam os fenômenos e passou a considerá-los em si mesmoDicionário de Psicologia/Q/R/S/T/WDicionário de Psicologia/Q/R/S/T/W


P.


Q. -- (Quociente de Desenvolvimento) Estabelecido a partir da razão (ou quociente) entre a avaliação do desenvolvimento (nota obtida numa -> escala de desenvolvimento) pela idade cronológica (IC), expressa em percentagem: QD = avaliação do desenvolvimento/ IC X 1
May
23
Dicionário de Psicologia/Q/R/S/T/W Dicionário de Psicologia/Q/R/S/T/W
QD -- (Quociente de Desenvolvimento) Estabelecido a partir da razão (ou quociente) entre a avaliação do desenvolvimento (nota obtida numa -> escala de desenvolvimento) pela idade cronológica (IC), expressa em percentagem: QD = avaliação do desenvolvimento/ IC X 100 O QD é aplicado a crianças até aos 5 anos de idade (v. -> Brunet-Lézine, escala de). QI -- (Quociente de Inteligência) Estabelecido a partir da razão (ou quociente) existente entre a idade mental (IM) e a idade cronológica (10 num indivíduo, expressa em percentagem: Q1 = (IM/IC) X 100 Foi utilizado pela primeira vez na revisão da escala de ---> Binet-Simon por --- > Terman (escala Standford-Binet) que determina a idade mental (IM). (V. -> Terman-Merril, escala de). quadrigémeos ou colículo. -- São dois pares de formações salientes arredondadas do -4 tronco cerebral que ocupam a face dorsal do mesencéfalo (--@ encéfalo médio) e têm a função de coordenar a ---> percepção visual e auditiva com a actividade motora. questionário -- Conjunto de questões padronizadas (v. -> padronização) destinadas a ser respondidas por indivíduos que representam uma ou várias ---> populações (---> amostra). As respostas podem ser avaliadas de forma qualitativa ou quantitativa. Os seus objectivos podem ser: estimar grandezas absolutas (por exemplo, percentagem de pessoas com uma determinada ---> altitude); estimar grandezas relativas (por exemplo, na elaboração de uma -> tipologia, fazer uma estimativa da proporção de cada tipo na população estudada); verificar hipóteses sob a forma de relações entre duas ou mais ---> varidveis (por exemplo, verificar se uma atitude varia com a idade ou sexo); descrever uma população (por exemplo, determinar as características daqueles que têm uma determinada atitude). Quociente de Desenvolvimento -- V. -> QD. Quociente de inteligência -- V _> Qi. racionalização Mecanismo de ---> defesa do Eu que consiste na justificação racional de um comportamento nosso que nos incomoda, incómodo esse devido, muito provavelmente, ao -> superego. Rank, Otto -- Psicanalista austríaco (Viena 1884 - Nova lorque 1939). Foi um dos primeiros discípulos de S. ---> Freud. Mais tarde, ligou-se a ---> Ferciizi com quem elaborou estudos sobre a --@ psicose. Opôs-se à concepção freudiana de complexo de ---> Édipo substituindo-a pela de angústia do instinto. Da sua obra destaca-se: Acerca,do Traumatismo do Nascimento (1924). raptus -- (lat.) (lit. arrebatamento à pressa). Impulso irresistível e passageiro que leva um indivíduo a actos, por vezes, trágicos (fuga, suicídio, violência, assassínio). Re -- (ing., CR) Resposta condicionada V. ---> condicionado, reflexo.

R.

recalcamento -- É o mecanismo de defesa do Eu mais frequente e acontece quando as -> pulsões inaceitáveis devido ao ---> superego são censuradas (v. ---@ censura) e, entrando em conflito com as ---> motivações conscientes, com o ---> ego, são afastadas do campo -> consciente para o ---> inconsciente, i. e. ‘ são recalcadas. O recalcamento poderá, em certos casos, ser eficaz em termos de comportamento mas pode também ser responsável por distúr bios da ---> personalidade, nomeadamente quando se recalca a energia de vida, a ---> libido, energia que deverá, segundo a ---> psicanálise, ser liberta com naturalidade. receptor -- 1. Estrutura de reconhecimento de natureza proteica disposta ao nível das membranas celulares e capaz de reconhecer de forma específica os mensageiros químicos como as --> hormonas ou os -> neuromediadores. 2. Receptor sensorial - célula ou conjunto de células especializadas que quando estimuladas (externa ou internamente) são capazes de produzir uma mensagem nervosa (impulso eléctrico) a ser enviada através do ---> SNP até ao -> SNC. A natureza do estímulo pode ser química, mecânica, sonora ou luminosa. Os diferentes órgãos dos sentidos possuem diferentes receptores sensoriais. recessivo, carácter -- V. -> carácter. recessivo, gene -- V. -> dominante, gene. reencarnação -- Crença difundida em religiões e filosofias, desde a Antiguidade, segundo a qual a nossa --@ alma reencarna, i. e., passa, depois da morte do corpo a um outro corpo, segundo determinadas leis. Certas psicologias ---> clássicas referem este assunto, bem como certos parapsicólogos (v. -> parapsicologia). Também chamada metempsicose (gr.), samsara (sânscr.) ou doutrina da transmigração das almas, reflexo -- Comportamento automático elementar e involuntário do organismo como resposta a estimulações sensoriais específicas. Existem reflexos inatos ou incondicionados, como o reflexo rotular, e reflexos aprendidos ou condicionados (v. ---> condicionado, reflexo). reflexologia -- Teoria adoptada pelos sucessores de -4 Pavlov, nomeadamente Bechterev, que considerou os reflexos ---> condicionados e as leis que os regem (v. ---> condicionamento clássico) como o fundamento para explicar o conjunto das funções psicológicas. reforço -- Uma das leis elementares da -> aprendizagem, segundo a qual a acção repetida de agentes reforçadores como, por exemplo, aprovação, elogio, comida nos animais (reforço positivo) ou punições (reforço negativo), consolidam um certo comportamento. Foi utilizado por ---> Pavlov no --@ condicionamento clássico, sendo igualmente usado no condicionamento instrumental, no condicionamento operante e em --> pedagogia (cf. --@ aprendizagem programada). Reich, William -- Médico e psicanalista austríaco (Dobrzcynica 1897 Leivisburg, EUA 1957). Quando, em 1919, foi estudar Medicina para Viena, manifestou desde logo o seu interesse pela psiquiatria, tornando-se, passado pouco tempo, membro da Sociedade Psicanalítica de Viena. Em 1920, aderiu ao Partido Comunista Austríaco e começou a desenvolver experiências terapêuticas na classe operária, tentando conjugar a --@ psicanálise com o marxismo. Foi o primeiro psicanalista a pôr o problema socioeconómico como génese das perturbações mentais, vindo a influenciar as teorias de E. -> Fronim e K. -> Horney. Após vários anos de dissidências com a ortodoxia freudiana, foi expulso, em 1934, da Sociedade Internacional de Psicanálise por E. -> Jones que o considerou um comunista perigoso. O nazismo obrigou-o a emigrar para os EUA onde, em 1939, iniciou uma série de investigações sobre a biologia da energia vital ou orgone, que segundo Reich seria responsável por doenças psíquicas e somáticas. Os últimos anos da sua vida foram muito atribulados com acusações e julgamentos, acabando por morrer na prisão. Da sua obra destacam-se: A Função do Orgasmo (1927); Materialismo Dialéctico e Psicanálise (1929) e Escuta Zé-Ninguém (1948).



regressão -- Mecanismo de -> defesa do Eu, segundo o qual, perante situações de ---> conflito, o indivíduo prefere regredir, retroceder a estados libidinosos (v. ---> libido) mais atrasados, o que pode provocar, segundo a ---> psicanálise, distúrbios do --@ comportamento. REM -- (ing., Rapid Eye Movement) Fase do --@ sono caracterizada por movimentos oculares rápidos (cf. --> NREM). retenção -- V. --> memória. reticular, formação -- Estrutura vital bastante difusa de feixes nervosos que se estende por todo o --- > tronco cerebral, desde o ---> bulbo raquidiano até ao -> tálamo, abrangendo uma vasta área de influência sobre outras zonas do --@ SNC. Funciona como um activador geral cuja excitaçã o activa outras partes do -@ cérebro, em particular o --> córtex cerebral. As fibras descendentes que se estendem até à ---> espinal medula influenciam a actividade dos ---> neurónios tanto aferentes como eferentes. Alguns dos seus neurónios desenvolvem centros com um papel importante no controlo de actividades: cardiovascular, respiratória, deglutição e vómito. Desempenha ainda um papel nuclear no movimento ocular e da orientação reflexa do corpo no espaço. retroacção ---> feedback. retrospecção -- Para certos psicólogos, é uma -> introspecção não directa, i. e., é uma análise do passado. reversibilidade -- Troca, capacidade de entender uma questão de dois pontos de vista diferentes. Segundo --@ Piaget, a apreensão da noção de reversibilidade é essencial para a noção de conservação. reversível, figura -- V. ---> figura-fundo. ritual -- Comportamento rígido, modelar, existente nas religiões (ritos) mas também em comportamentos individuais como os obsessivos. V -> neurose e ---> desvio, actividades de. Rogers, Carl -- Psicólogo norte-americano (Oak Park 1902 - La Jolla 1987). Fundador do Centro de Psicopedagogia de Rochester, professor nas Universidades de Offio (1940), de Chicago (1945), de Wisconsin (1957) e, finalmente, investigador no Instituto Ocidental de Ciências do Comportamento (1964). C. Rogers, inserido na corrente fenomenológica de tendência humanista, consagrou-se a estudos sobre o processo psicoterapêutico e à formulação de uma teoria da --.> personalidade que valoriza o conceito de --> eu. O seu conceito de crescimento humano, defende que a possibilidade dos indivíduos crescerem naturalmente, dar-lhes-ia a oportunidade de sere- Positivos, racionais e de viverem em harmonia com os outros e consigo mesmos. Tentou aplicar este seu conceito nas escolas e em organizações industriais. Desde a década de 1960 participou activamente no Movimento de Grupos de Encontro que, segundo ele, aumenta o potencial humano. Foi fundador de uma terapia psicológica e de uma pedagogia centradas no indivíduo (paciente ou aluno), também chamadas não-directivas (v. pedagogia > não-directiva e terapia --@ não-directiva). Da sua obra destacam-se: The Clinical Treatment of the Problem Child O 939); Client-Centred Therapy: its Current Practice, Implica~ tions and Theory O 95 1); On Becoming a Person (1970). Romeu e Julieta, efeito de -- Aumento de paixão entre dois jovens, como consequência de uma tentativa de separação por parte dos pais. (Da célebre peça Romeu e Julieta de William Shakespeare.)

Rousseau, J. J. -- (Genebra 1712 Ermenonville 1778) Filósofo e democrata francês que preferia uma democracia directa a uma forma representativa da mesma (caso inglês), embora reconhecesse a necessidade de diferenças pontuais no governo dos Estados. Teve preocupações de ordem pedagógica (v. ->pedagogia): acreditava que o homem era bom por natureza e que a sociedade é que o corrompia - o inito do bom selvagem. (Discours sur les Arts et les Sciences 1750; Julie ou ia Nouuelle Héloise, 1761;'Le Contrat Social e Émile em 1762; versão definitiva das Conféssions em 1770.) Rorschach, teste de -- Teste -> projectivo elaborado, em 1921, pelo psiquiatra suíço H. Rorschach (1884-1922). É aplicável a crianças e adultos e pretende revelar factores dinâmicos do comportamento e da --- > personalidade. É composto por 10 cartões com manchas de tinta simétricas que se apresentam ao testado pedindo-lhe o que fazem lembrar o todo ou parte das figuras. Na interpretação do teste utilizam-se dois métodos: 1. interpretação do conteúdo das respostas que depende da orientação teórica do Psicólogo que a realiza; 2. inquérito em que é pedido ao testado para acrescentar ou esclarecer as respostas iniciais; nesta fase quantifica-se cada reacção ou resposta; a quantificação ou cotação assenta, habitualmente, nas seguintes categorias principais: «Jocalização» que revela capacidade de organização perceptiva (capacidade para avaliar o todo ou sintetizar as partes); «determinantes» (forma controlo dos processos intelectuais, reacções emotivas, sensação de Movimento - imaginação); «conteúdo», aquilo que o indivíduo vê (plantas, animais, pessoas, etc.), que o psicólogo classifica em grupos e usa como fonte de averiguação das --> atitudes, dos interesses do indivíduo. Em seguida, todas as respostas do testado e respectivas cotações são sujeitas a uma análise qualitativa ou clínica. O teste de Rorschach tem sido objecto de numerosas investigações e adaptações. Rosenzweig, teste de frustração de -- Teste ---> projectivo criado pelo psicólogo norte-americano S. Rosenzweig, em 1935, com o nome de Picture Frustration Study. É constituído por 16 imagens que ilustram reacções de --@ frustração dirigidas pelo ---> ego e 8 imagens que representam reacções de frustração dirigidas pelo --- > superego. É baseado na teoria psicanalítica da frustração, pretende que o sujeito se identifique com as imagens que apresentam uma imagem frustrante e que reaja no teste como faria numa situaÇão real semelhante. Tem o objectivo de interpretar a direcção da agressividade do testado e o tipo de reacção que esta provoca. sádico-anal, fase -- Segundo a psicanálise, relaciona-se com a fase anal e caracteriza-se por -> impulsos sádicos (v. -> sadismo) contra os pais, que castigam a criança durante o período de treino das suas dejecções. sadismo -> Parafilia em que a procura de prazer consiste na dor física ou moral exercida sobre outro. sado-masoquismo -- 1. Coexistência de tendências (sexuais ou, pelo menos, de fundo sexual) sádicas (v. ~--> sadismo) e masoquistas (v. --@ masoquismo) na mesma pessoa. 2. Relação sado-masoquista, aquela em que duas pessoas desempenham, uma o papel de sádico, a outra o de masoquista. sagrado -- Inviolável, realidade (religiosa) digna de veneração, à qual se deve respeito. samsara --- (sánscr.) V. --> reencarnação. satiríase -- Necessidade ou impulso sexual exagerado, nos homens (cf. ninfomania).


S.

Scanlon, plano de -- Usado em psicologia ---@ organizacional, segundo o qual se encoraja os trabalhadores da empresa a dar sugestões, participando estes de eventuais lucros, sob a forma de aumentos salariais, no caso de a sugestão apresentada ter obtido bons resultados. sedativo -- Medicamento que causa sedação, i. e., sonolência (cf. --@ hipnótico). senilidade -- Diminuição das capacidades físicas e mentais, como consequência de envelhecimento. Qualquer indivíduo quando atinge a idade adulta entra num processo, biologicamente normal, que consiste no envelhecimento. Mas este processo só se torna perceptível quando diversas funções entram em declínio, sendo a senilidade o seu termo final. Apesar de se saber que este declínio é condicionado por factores genéticos, sociais e psicológicos, o que implica a não existência de uma idade precisa para o seu aparecimento, a senilidade é considerada patoló gica se aparecer antes dos 70 anos. sensação -- Termo que designa a captação de um --- > estímulo sensorial ‘ Muitos Psicólogos têm usado esta definição afirmando que o brilho, a cor, o calor ou o sabor são sensações que se distinguem da --@ percepção, entendida como interpretação dos estímulos. De acordo com esta definição, ver a cor vermelha é uma sensação mas ver uma maçã é uma percepção. Esta distinção, nos nossos d as, apresenta-se ambígua, pelo facto de tanto investigações psicológicas como fisiológicas não conseguirem estabelecer fronteiras entre puras sensações e percepções. sensório-motor, estádio -- Este estádio, segundo a psicologia ---> genética, prolonga-se, aproximadamente, pelos dois primeiros anos da vida a criança «vive» de --> sensações e de ‘_@ motricidade. A actividade cognitiva está, nesta altura, intimamente ligada a estímulos externos. É durante este período que a criança desenvolve o conceito de objecto. Nos primeiros tempos, no entanto, sempre que desaparece um objecto do seu campo visual, a criança perde todo o interesse por ele: parece não possuir ainda o conceito de objecto. No estádio sensorio-motor a actividade cognitiva é exclusivamente comportamental: pensar é agir. No final deste estádio desenvolvem-se outras estruturas cognitivas: a criança começa a distinguir o eu de tudo o resto que a rodeia e adquire as noções de espaço e de tempo. Começa a fazer experiências com objectos e a descobrir as consequências dessas experiências. É também nesta altura que a criança começa a falar - já conhece o significado de algumas palavras e já pronuncia bastantes sem imitar. separação, ansiedade de -- V. vinculação, serotonina --@ Neuromediador sintetizado pelas células de diversos tecidos do organismo, nomeadamente do tecido cerebral. Os seus receptores químicos concentram-se principalmente no --@ córtex cerebral e no sistema ---> límbico (sobretudo na amígdala). Sabe-se que, de um modo geral, o seu aumento reduz a agressividade e favorece o comportamento social. sexologia -- Estudo da ---> sexualidade e dos seus problemas. Havelock Ellis, no fin do séc. XIX, desenvolveu os primeiros estudos sobre as condutas e problemas sexuais. Contudo, foi S. ---> Freud que ao falar da ---> sexualidade infantil e do --@ inconsciente, revolucionou todas as concepções anteriores, afirmando que a sexualidade abrange toda a vida afectiva. As perturbações exuais explicar-se-iam como acidentes do desenvolvimento (--@ regressão a ma das - fases infantis), ao contrário de algumas explicações existentes na a época que afirmavam serem causadas por anomalias constitucionais. Entretanto, a sexologia tem contribuído para abordar a sexualidade de uma forma mais objectiva, demonstrando que o modo como são encarados os diferentes comportamentos sexuais, diverge consoante os padrões morais das civilizações. sexual, apatia -- Desinteresse pela actividade sexual. sexual, desvio -- Designação comum, não-científica para qualquer comportamento sexual que se afaste da --> norma, dos costumes (cf. ---> normalidade). sexual, objecto -- Objecto (pessoa ou coisa) para o qual se dirige o nosso interesse sexual. sexualidade -- Conjunto de fenómenos da vida sexual que inclui os mecanismos fisiológicos e a organização da vida afectiva (v. -4 sexologia). Sheldon, William Herbert -- Médico e psicólogo norte-americano (Warwick 1899 - Cambridge 1977). Doutorado em Psicologia (1925) e licenciado em Medicina pela Universidade de Chicago (1937). Notabilizou-se, sobretudo, pelos trabalhos que realizou, em colaboração com S. S. Stevens, sobre a classificação de tipos de -> personalidade que tiveram como ponto de partida o estudo da ---> tipologia de --@ Kretschiner. Os conceitos de Sheldon forjaram-se a partir de demoradas investigaÇões sobre a estrutura física e - traços de personalidade. Após um exame cuidadoso de fotografias de 4000 estudantes com cerca de 18 anos, concluiu que as variações de tipos físicos podiam classificar-se em: ---> endomorfo, -> mesomorfo e -> ectomorfo. Paralelamente estudou a personalidade de 33 estudantes, estabelecendo, a partir de uma --> análise factorial, três tipos de personalidade: cerebrotónico (típico do ectomorfo), somatotónico (típico do mesomorfo) e -> viscerotónico (típico do endomorfo). Da sua obra destacam-se: Variedades da Constituição Fisica do Homem (1940), Variedades do Temperamento (1942). sigmatismo -- Deficiente articulação de sons em que o som th substitui os sons s, z, ch. (cf. --@ cicio). signo -- Sinal, mais ou menos arbitrário, indicativo de uma realidade. Por exemplo, as palavras são signos línguísticos das realidades a que se referem. Segundo Ferdinand de Saussure, fundador da ciência linguística, o conceito, pelo qual pensamos é o significado e a imagem acústica pensada que lhe fazemos corresponder - é o significante. O signo é o conjunto de ambos, pois é o sinal que liga conceito e imagem acústica ou, melhor, significado e significante, é o laço que os une. O signo linguístico é arbitrário, isto é, não está ligado por nenhuma relação especial à cadeia fonética de sons. símbolo --@ Sinal que não designa arbitrariamente o significado (aquilo a que se refere), pelo contrário, confunde-se com ele: a hóstia, para um católico é o Corpo de Cristo, não é apenas um sinal «arbitrário» que o representa. Para algumas seitas protestantes a hóstia é, pelo contrário, apenas um ---> signo. Na ---> psicanálise os símbolos são muito importantes, por exemplo, durante os nossos sonhos (v. --> sonhos, interpretação freudiana dos). O nosso pensamento é simbólico enquanto capacidade de pensar através de sinais - neste caso os signos. Estes sinais unem o significado - o conceito

- e o significante - a imagem acústica. Por volta do ano e meio a criança, segundo -> Piaget, começa a pensar. Imita também acontecimentos que vê desenrolarem-se à sua volta - é já um indício da função simbólica. É também nesta altura que a criança começa a falar - já conhece o significado de algumas dúzias de palavras e já pronuncia bastantes sem imitar. No estádio -> pré-operatório desenvolvem-se a função simbólica e a linguagem. Quando a criança representa um objecto por meio de um gesto, o acto motor representa o conceito - a representação simbólica usa um significante. Os conceitos podem também ser representados por palavras. Para Piaget, as palavras são «símbolos» que não têm qualquer semelhança física com o conceito. Estes símbolos abstractos (signos, para os linguistas) são os sinais. Enquanto que os significantes são pessoais e derivam da experiência que a criança tem dos objectos, os sinais são convenções sociais. A criança dá um passo importantíssimo no processo do desenvolvimento cognitivo no momento em que se serve das palavras para pensar a realidade. Se pensar designa, em sentido lato, reflectir, então essa reflexão é reflexo de algo que lhe é exterior: representamo-nos simbolicamente pela palavra (pelo conceito) «esse algo», isto é, o objecto que pensamos ou sobre o qual reflectimos. simbolofobia -- (Lit. medo de símbolos). Medo que as nossas palavras ou acções possam ser interpretadas simbolicamente. Simon, Théodore -- Psiquiatra francês (Dijon 1873 - Paris 1961). Celebrizou-se pela colaboração com A. ---> Binet, nomeadamente, na elaboração da primeira escala métrica de -> inteligência, escala ---> Binet-Simon. simpático, sistema -- V. --> sistema nervoso autónomo ou vegetativo. simpaticolítico -- Substância ou droga que inibe ou bloqueia a acção do ---> sistema nervoso simpático (cf. ---> simpáticomimético). V ---> sistema nervoso autónomo. simpaticomimético -- Substância ou droga que actua como estimulante do -> sistema nervoso simpático (cf. ---> simpaticolítico). V. ---> sistema nervoso autónomo. simulação de enfermidade -- Simulação consciente de uma doença, com um objectivo preciso e não -> hipocondria. sinal -- Tudo o que representa ou indica algo. sinapse -- V. -> neurónio. sincretismo -- Segundo a teoria do desenvolvimento cognitivo de ---> Piaget, sempre que há uma ---> assimilação de novos elementos a esquemas globais preexistentes não-estruturados, existe sincretismo. síndroma -- Conjunto de --> sintomas simultâneos que caracterizam uma doença. síndroma dos campos de concentração -- Encontra-se entre alguns dos sobreviventes do holocausto nazi e consiste no sentimento de --- > culpa em ter sobrevivido às outras vítimas do holocausto. sinistrismo ou mancinismo -- (do lat. sinistra - mão esquerda + ismo) Característica daquele que usa preferencialmente a mão esquerda. sintoma -- Clinicamente, manifestação de mal-estar. -> Sinal que pode dar indicação ao clínico sobre uma doença. sismoterapia -- Terapia de perturbaÇões mentais com ---) electrochoques. sistema nervoso -- Rede ou circuito de tecido nervoso (ou neural) que transmite impulsos eléctricos (electroquímicos) e é constituído por cerca de

10 biliões de ---> neurónios (células nervosas), apoiados por células que nutrein e modulam a sua função ocupando os espaços interneurónios, as células da glia. O sistema nervoso tem como principais funções: o controlo do comportamento e a regulação fisiológica do organismo. Do ponto de vista estrutural divide-se em duas partes: -> sistema nervoso central (SNC) e -> sistema nervoso periférico (SNP). sistema nervoso autónomo ou vegetativo -- O sistema nervoso autónomo, da divisão eferente do ---> sistema nervoso periférico (SNP), é constituído pelos nervos vindos do ---> SNC que enervam todos os tecidos do organismo menos o tecido muscular esquelético, isto é, enervam o músculo cardíaco, o músculo liso (que se localiza, por exemplo, nos vasos sanguíneos e intestinos) e glândulas. Regula de maneira automática (a acção dos nervos autónomos resulta de estímulos involuntários) contribuindo para manter a constância do meios internos, ou seja, a --4 homeostasia. Por outro lado, possuem outra característica que os distingue em absoluto do ---> sistema nervoso somático ou motor: a activação do sistema autónomo pode conduzir tanto à activação como à inibição dos tecidos por ele enervados. O sistema autónomo contém dois sistemas com funções distintas: o sistema simpático e o sistema parassimpático. São dois grandes actores com funções complementares que em geral têm efeitos opostos sobre os órgãos em que actuam: Orgão ou sistema Acção do sistema simpático Acção do sistema parassímpátíco Olhos (íris) dilatação das pupilas contracção das pupilas Glândulas nasais, salivares e lacrimais inibição da secreção estímulo da secreçao Glândulas sudoríparas activação da secreção do suor músculo cardíaco Coração e vasos coronários aumento do ritmo cardíaco vasodilatação diminuição do ritmo cardíaco vasoconstrição

Pulmões dilatação dos brônquios constrição dos brônquios Tubo digestivo Vesícula biliar diminuição da actividade das glândulas e dos músculos lisos; contracção dos esfíncteres aumento da mobilidade e secreção; relaxamento dos esfincteres relaxamento da vesícula contracção da vesícula Bexiga - Uretra Pênis Vagina-Clítoris relaxamento do esfíncter contracção do esfíncter ejaculação contracção da vagina erecção erecção do clítoris Vasos sanguíneos Constrição dos vasos, dos órgãos abdominais e da pele; dilatação dos vasos dos músculos esqueléticos durante a actividade física s nervos simpáticos irradiam da parte mediana da coluna vertebral (tórax e vértebras lombares) libertando ao nível dos órgãos efectores, como --@ neiirotransinissor, a noradrenalina. Os nervos parassimpáticos emergem ao nível da nuca e zona sagrada da coluna libertando, como neurotransmissor, a --> acetilcolina. sistema nervoso central -- (SNC) Pode ser descrito como um longo tubo, a --> espinal medula, bastante grosso na sua extremidade superior, o --@ encétalo. O encéfalo situa-se na cavidade craniana e a espinal medula prolonga-se pela coluna vertebral através dos buracos das vértebras até à região lombar. O encéfalo é constituído por: ---> cérebro (---> córtex cerebral), ---> cerebelo e ---> tronco cerebral. sistema nervoso periférico -- (SNP) O SNP é constituído pelos --@ nervos que estabelecem a ligação entre o ---> SNc e todo o resto do organismo. Pode definir-se como sendo o sistema nervoso que não faz parte do SNC. Do ponto de vista funcional estrutura-se do seguinte modo: Aferente Efereme sistema nervoso somático

simpático parassimpático O SNP aferente é composto pelos ---> neurónios aferentes e transporta a informação da periferia, desde os --@ receptores sensoriais, até ao SNC. Pode dizer-se que informa o SNC do que ocorre no interior e exterior do organismo. O SNP eferente é composto pelos neurónios eferentes que transportam a informação dada pelo SNC às diferentes zonas do organismo (músculos ou glândulas). O SNP eferente é mais complexo do que o aferente, subdividindo-se em Sn? somático, motor ou voluntário e SNI? autónomo, involuntário ou vegetativo, ou simplesmente, sistema nervoso somático e -> sistema nervoso autónomo. O sistema nervoso somático, motor ou voluntário é constituído pelos nervos que enervam o músculo esquelético (músculo que se articula com o esqueleto), cuja estimulação é voluntária e resulta apenas na contracção (nunca conduzem ao relaxamento ou inibiçã o) dos músculos esqueléticos por ele enervados (através da libertação do -> neurotransmissor acetilcolina). sistema nervoso somático ou motor -- V. ---> sistema nervoso periférico. sístole -- Contracção do músculo cardíaco. sistólico -- (adj.) Que diz respeito à sístole. V. ---> hipertensão arterial. sitiofobia ---> Fobia a todos ou a alguns alimentos. sitiomania -- Impulso incontrolável para ingerir alimentos (cf.---@ bulimia). Skinner, Burrhus Frederic -- Psicólogo norte-americano (Susquehanna 1904 - Cambridge 1990). Conhecido como um dos principais representantes do -> behaviorismo, dedicou-se à investigação e ao ensino nas Universidades de Minnesota (1937-1945), de Indiana (1945-1948) e Harvard (1948-1957). Ao contrário dos neobehavioristas como -> Hull ou @ Tolman, Skinner defendeu um behaviorismo radical, afirmando-se fiel às ideias de J. -) Watson do qual importou dois princípios fundamentais: 1. os factos da vida interior são inúteis para explicar o comportamento; 2. a observação deve limitar-se ao comportamento visível na sua relação com o meio, sem se preocupar com o funcionamento do organismo, nomeadamente do sistema nervoso e hormonal. Interessado em defender a ideia de ---> reforço na -> aprendizagem, descobriu uma outra forma de -> condicionamento, o --> condicionamento operante. Esta descoberta resultou de experimentações com ratos e, sobretudo, com pombos, realizadas num dispositivo por ele criado, a caixa de Skinner. Estendeu ao homem as observações feitas sobre a aprendizagem animal, chegando a realizar experimentações com bebés. Foi autor da --@ aprendizagem programada. Além disto, manteve vivas polémicas com N. --> Chomsky acerca da aprendizagem da linguagem. Da sua obra destacam-se: The Behavior of Organisms: an Experimental Analysis (1948); Verbal Behavior (1957); Contingencies of Reinforcement: a Theoretical Analysis (1969). Skinner, caixa de -- Gaiola concebida por ---> Skinner para estudar o ---> condicionamento operante. SNC -- sistema nervoso central. SNp -- sistema nervoso periférico. social, psicologia -- Ramo da Psicologia que estuda o comportamento dos indivíduos, resultante da sua inserção numa sociedade ou num -> grupo. Ou como propôs J. ---> AlIport, «OS pensamentos, sentimentos e comportamentos dos indivíduos enquanto moldados pela presença real, imaginada ou implícita dos outros». Poder-se-á dizer mesmo, que toda a psicologia é social. O homem só poderá ser compreendido na sua relação com os outros. Esta ideia tem um longo passado, já ---> Aristóteles afirmava que o homem é um animal racional e social. A psicologia social como disciplina enquadrada em instituições universitárias, com departamentos próprios, publicações em revistas da especialidade, doutoramentos, etc., apenas se constituiu durante a Segunda Guerra Mundial. Deve muito a um grupo de psicólogos europeus emigrados para os EUA e dos quais se destaca K. --> Lewin. Foram, aliás, estes psicólogos que definiram os temas que ainda hoje dominam a psicologia social (---> dinâmica de grupo, ---> influência social, -> cognição social), embora se destaquem alguns psicólogos americanos que desenvolveram um dos temas mais importantes desta disciplina: o estudo das --@ atitudes. Nos nossos dias, os métodos mais comuns são: --- > inquérito, ---> entrevista, -> questionário, ---> escala, -4 análise de conteúdo, ---> sociometria e ---> sondagem de opinião. socialização ou enculturação -- Processo de aprendizagem gradual resultante da vivência em sociedade. É um processo complexo que começa com o nascimento, vai-se mantendo pela vida fora e através do qual o indivíduo se integra na sociedade. sociodrama -- Método criado por J. L. --@ Moreno que aplica o -> psicodrama a problemas colectivos e socioculturais (tensões ou conflitos entre -> grupos). Através do sociodrama os princípios de uma estrutura social são postos a funcionar. O psicólogo, ao seleccionar um conjunto estratégico de acontecimentos (greve, manifestação ou cerimónia) para a representação dramática, provoca uma explicação e consequente redução dos conflitos, uma -> catarse colectiva, exteriorização dos problemas reprimidos. sociograma -- Representação gráfica de um teste sociométrico (v. ---> sociometria). sociometria -- Técnica criada por J. L. -4 Moreno (1932) para estudar as afinidades ou conflitos entre os membros de um > grupo. Utiliza diversos testes cujos resultados são representados graficamente por um -> sociograma. A sociometria também observa os grupos na execução de uma tarefa e analisa o seu desempenho em função de vários critérios: idade, sexo, profissão, etc. sodomia -- Lit, Toda a relação sexual anal (diferente de -> homossexualidade). soma -- (gr. si5ma) Corpo. somatização -- Conversão de ---> ansiedade em ---> -sintomas físicos. somatognosia -- O conhecimento que temos do nosso próprio corpo e da relação entre as suas diferentes partes. Cf. -> esquema corporal. somatotónico -- Indivíduo que segundo a -@ tipologia de -> Sheldon tem uma -> personalidade em que domina a actividade muscular, é activo, enérgico, tem tendência para dominar, para procurar a aventura, o risco e a competição. Tem a constituição física do tipo -> mesomorfo. sonambulismo -- Perturbação do sono em que o indivíduo, sem acordar, se levanta, anda ou realiza actividades simples da vida quotidiana, voltando a deitar-se e não se recordando de tudo isto quando volta a acordar. Acontece com alguma frequência na infância. sondagem ---@ Inquérito realizado numa > amostra da -> população, cujo objectivo é recolher dados sobre a opinião relativa a um determinado assunto. sonho -- Actividade mental que ocorre durante o > sono no período paradoxal. V. ---> sonhos, interpretação freudiana dos. sonhos, interpretação freudiana dos -- Resposta de S. -@ Freud às seguintes questões, resultantes da análise dos seus próprios sonhos, dos seus filhos e dos seus pacientes: Quais os processos que permitem aos pensamentos transformarem-se em representações claras mas também ininteligíveis no sonho? Porquê tais transformações? O que é o sonho e como interpretá-lo? Freud responde que qualquer sonho é um compromisso formado pelas contribuições das três instâncias psíquicas (---> id, --@ ego e -> superego) que procuram a sua própria satisfação. Mas é também um compromisso entre o passado e o presente pelo facto de conter material actual, a par com desejos e experiências que remontam à infância. O sonho actua como um guardião do sono ao permitir a satisfação parcial de desejos inconscientes; perturba o --@ sono porque o superego censura a expressão desses desejos. Os desejos organizam-se num conteúdo manifesto (aquilo que o indivíduo recorda e relata do sonho) que é o disfarce do conteúdo latente (ideias e sentimentos do passado e do presente provenientes do id). A dificuldade de interpretação resulta de mecanismos de distorção (---> deslocamento e --@ condensação) provocados pela censura que transforma o conteúdo latente em conteúdo manifesto. Sono -- Estado fisiológico periódico, caracterizado pela redução da actividade, relaxamento do tónus muscular e suspensão da actividade voluntária com o meio. É uma manifestação do ciclo -> circadiano -> vigília/sono e tem como função a recuperação fisiológica e psíquica. Este ciclo básico é controlado pelas funções do «relógio biológico», o núcleo supraquiasmático do --> hipotálamo. Os registos de fenómenos bioeléctricos do cérebro (---> electroencefalograma), do coração (--- > electrocardiograma), dos olhos (electro-oculografia) e dos músculos (electromiografia), permitem distinguir dois estados principais no sono que ocorrem tanto no homem, como em todos os mamíferos: 1. o sono lento (NREM - non rapid eye movement, movimentos oculares não rápidos) divide-se em 4 estádios que vão do adormecer ao sono profundo e em que o -> EEC, mostra traços lentos e a tensão arterial baixa (representa 80% do tempo total de sono); 2. sono paradoxal (REM - rapid eye movement, movimentos oculares rápidos), designa-se paradoxal exactamente porque se caracteriza por um sono profundo acompanhado de aceleração de ritmo cardíaco, hipertensão arterial, sudação, dilatação das pupilas, diminuição do tónus muscular e erecção. É nesta fase que ocorrem os --@ sonhos. No período de transição NREM para REM podem surgir acessos de -> sonambolismo ou micções em crianças com --@ ennrese. O sono lento predomina no princípio do sono e o paradoxal no seu final, sono, cura de -- V. ---> narcoterapia. soporífero -- Medicamento que produz sonolência (cf. ---> hipnótico, --@ narcótico, ---> sedativo). spoonerism -- (ing.) Confusão oral entre as iniciais de palavras que se seguem. deve-se esta designação a W. A. Spooner que «sofria» deste distúrbio fonético. Stanford-Binet, -- escala de Adaptação americana da escala -4 Binet-Simon, realizada por L. ---> Terman da Universidade de Stanford, em 1917. Nesta revisão foi usada pela primeira vez a noção de -> Qi. Foi sujeita a várias revisões, das quais a mais conhecida é a escala de -> Terman~Merril. stress -- (ing.) Estado de tensão causado por uma pressão externa, da qual é efeito, por exemplo, estado causado por demasiado trabalho. Há também quem considere o stress como possível causa de certas doenças, por exemplo, a hipertensão essencial G. e., a ---> hipertensão arterial sem causa somática aparente). subconsciente -- Noção muito utilizada no princípio do séc. xx, sobretudo por P. --@ Janet, para designar o conteúdo do --- > psiquismo que se encontra sob o limiar da -> consciência, ou seja, estado de que um indivíduo não tem consciência mas que pode influenciar o seu comportamento. É um termo de definição ambígua que na linguagem comum é utilizado incorrectamente como sinónimo de ---> inconsciente ou --> pré-consciente mas que a maioria dos psicólogos, hoje em dia, já abandonou. sublimação -- Segundo a --@ psicanálise, mecanismo de ---> defesa do Eu que consiste em orientar --- > pulsões condenadas pela moral (v. -> superego) para outras socialmente aceites ou, até, úteis. subliminar -- Reacção do organismo a um estímulo que é percepcionado sob o limiar da -> consciência. Trata-se da aquisição de uma aprendizagem sem que haja consciência de tal facto. A utilização de imagens em flashes muito rápidos dá origem a este efeito, muitas vezes utilizado pela publicidade. substituição -- Segundo a ---> psicanálise, mecanismo de --- > defesa do Eu, forma de --- > transferência na qual o alvo inicial da --> pulsão é substituído por outro mais aceitável pelo -> ego. substituta, mãe -- Harry ---> Harlow efectuou uma série de experiências em laboratório com macacos bebés. Harlow e a sua equipa separaram macacos recém-nascidos das suas mães e colocaram-nos numa jaula onde tinham sido postas duas mães substitutas, uma de arame com um biberão com leite, a outra, acolchoada e felpuda mas sem leite. Os macacos preferiam abraçar-se à mãe felpuda e aí permanecer dirigindo-se apenas à mãe de arame para obter alimento. Igualmente, perante uma situação de medo corriam para a mãe felpuda na busca de conforto. Esta experiência demonstrou que a necessidade dos bebés terem contacto físico com um objecto confortável é tão importante, do ponto de vista biológico, quanto é a necessidade de alimentação. Demonstrou também que a dependência do bebé para com a mãe não diz respeito apenas à alimentação. Se o bebé for privado do conforto, prestado pela mãe, esse facto poderá acarretar mais tarde consequências patológicas (z,. --> patologia). suicídio -- Autodestruição deliberada da vida. superego -- Consiste na ---@ interiorização das -> normas e proibições culturais (v. -> tabu) da sociedade em que a pessoa vive - a moral dessa sociedade. A criança, geralmente, tem o primeiro contacto com essa moral através da família (cf. --> id e ---> ego). V ---@ tópica. supra-renais, glândulas -- Duas glândulas endócrinas localizadas sobre os rins e que se estruturam: numa zona periférica ou córtex supra-renal e noutra zona central ou medula supra-renal. O córtex supra-renal pruduz as -> hormonas: aldosterona, cortisol e androgéneos, enquanto a medula supra-renal produz: ---> adrenalina e noradrenalina. tabaco -- (lat. nicotina tabacum) Planta originária da América Central e do Norte que contém ---> alcalóides psicoactivos: entre eles, o mais importante é a nicotina. As suas folhas, depois de sofrerem uma preparação especial, destinam-se a ser fumadas, mascadas ou inaladas. V, --@ tabagismo. tabagismo -- Intoxicação aguda ou crónica causada pelo uso do --@ tabaco. A nicotina, um dos alcalóides existentes no tabaco, é uma substância de grande toxicidade. O uso do tabaco causa aceleração do ritmo cardíaco e respiratório, é psicoestimulante e, por vezes, calmante, Para além disto, pode causar ---> dependência psíquica e física, provocando síndroma de ---> abstinência erritabilidade, insônias, dores de cabeça), a quem dele se queira desabituar. Por tudo isto, pode considerar-se o tabagismo como uma forma de -4 toxicodependência, embora as suas consequências sejam menores quando comparadas com outras. tabu -- O que é ---> sagrado e, por isso, «não se deve tocar»; proibição. V. ---> superego. tálamo -- Estrutura nervosa que ocupa a maior parte do ---> diencéfalo, situada acima do -> tronco cerebral e no centro do -> cérebro. É um importante centro integrador de informação para muitas regiões do ---> córtex cerebral. talassofobia -- (do gr., thdlassa, mar) Medo exagerado do mar. tanatofobia -- (do gr. thtínatos, morte) Pavor mórbido da morte (cf. ---> hipocondria).

T.

tanatomania -- Preocupação muito exagerada com a morte. Tarde, Gabriel -- Psicólogo e sociólogo francês (Sarlat 1843 - Paris 1904). Magistrado (1869-1894), chefe do serviço de estatísticas criminais do Ministério da Justiça francês (1893-1904), professor no Collège de France (1900), estudioso da criminalidade e dos processos de transformação social, dedicou-se à investigação das leis psicológicas da invenção e da -> criatividade. Segundo Tarde, se a criatividade depende em grande parte das interacções sociais, com o aumento destas, existem mais hipóteses de inovação, pois o fenômeno social mais importante é a imitação. Mas se a imitação é um processo que assegura a difusão das invenções, pode surgir oposição, isto é, resistências e conflitos suscitados por esta difusão. É considerado como um dos fundadores da psicologia ---@ social européia e da criminologia, graças à aplicação da sua teoria da imitação ao estudo dos crimes. Da sua obra destacam-se: Les Lois de l'Imitation (1890), Études Péiiales et Sociales (1892) e Études de Psychologie Sociale (1898). TAT -- (Ing., Thematic Apperception Test). -> teste de apercepção temática. Taylor, Prederick Winslow -- Engenheiro e economista norte-americano (Germantown 1856 - Filadélfia 1915). As suas concepções integraram-se numa perspectiva racionalista-mecanicista, modelo clássico das organizações, da qual também faziam parte as teorias de outro engenheiro norte-americano, Henry Ford (1863-1947) e do economista francês Henry Favol (1841-1925). Taylor deu grande ênfase às tarefas e aos métodos de trabalho para tornar as empresas mais eficientes, propondo uma selecção de mão-de-obra que dá a cada operário um desempenho relativo à sua capacidade normal, avaliada em função de estudos experimentais. Este modelo, que ficou conhecido como taylorismo, apesar de apresentar resultados consideráveis na produtividade, foi criticado por não ter em conta os aspectos psicológicos dos problemas do trabalho. Ao ser pedido ao trabalhador um rendimento correspondente às suas hipotéticas possibilidades, este corria o risco de esgotar-se física e psicologicamente, sob a ameaça de ser despedido se o seu trabalho não correspondesse às expectativas. Das primeiras críticas ao taylorismo, salientam-se as que sugiram da parte dos psicólogos da Escola de Relações Humanas, com particular relevo para E. ---> Mayo; este autor propôs uma nova visão do trabalho e da empresa assente numa nova concepção do indivíduo no trabalho, ao encarar o trabalhador como um ser social cujo comportamento não se reduz ao aspecto económico mas é influenciado pelos valores e normas de ---> grupo (v. psicologia -> organizacional). Da sua obra destacam-se: The Priiicipals of Scientific Manageinent (1911) e Shol) ManagenieW (1911). taxinomia, taxionomia ou taxonomia -- Classificação, sistematização. As ---> tipologias são taxonomias. telepatia -- Comunicação mental à distância entre duas pessoas (v. ---> parapsicologia). temperamento -- Conjunto de características biológicas e psicológicas de um indivíduo que contribuem para moldar o seu --- > carácter e a sua ---> personalidade. As biotipologias como as de ---> Kretschmer, --- > Sheldon ou a ---> caracterologia de Heymans ---> Le Senne não consideravam, na sua definição de temperamento, a evolução associada à idade, o papel da experiência, nem os efeitos ligados às variações do meio. Actualmente, existe uma grande tendência para rejeitar estas explicações fixistas, graças a estudos realizados no âmbito da psicologia do -> desenvolvimento. tensão -- 1. Rigidez. 2. Estado emocional de --@ ansiedade. 3. Tensão ou pressão arterial, tensão das artérias (v. --@ hipertensão arterial e ---> hipotensão arterial). teofobia -- 1. Aversão a toda a forma de divindade e, por extensão à religiosidade. 2. Medo exagerado do castigo divino. teomania -- Distúrbio paranóide, segundo o qual o indivíduo julga-se Deus ou Seu mensageiro (v. ---> esquizofrenia paranoide). terapêutica ou terapia -- Tratamento das doenças. Terman, Lewis Madison -- Psicólogo norte-americano (johnson County 1877 - Stanford 1956). Após o seu doutoramento em Filosofia na Clark University, ingressou na Universidade de Stanford onde ensinou até à sua morte. Notabilizou-se, sobretudo, pela adaptação americana da escala de -> Binet-Simon (Stanford-Binet Intelligence Scale). Esta adaptação foi sujeita a várias revisões das quais a mais conhecida é a escala de -> Terman-Merril. A obra de Terman estendeu-se ao estudo das personalidades com ---> Qi superior a 140 (Cenetics Studies of Genitis, 1926) e à análise das relações entre sexo e ---> personalidade (Sex and Personality, em colaboração com C. C. Miles’ 1936). Das suas restantes obras destacam-se: The Measurement of Intelligence (1916), Measuring Intelligence: a Cuide to lhe Administration of the New Revised Stanford Tests of Intelligence (em colaboração com M. A. Merril, 1937). Terman-Merril, escala de -- Escala elaborada por L. ---> Terman em colaboração com M. A. Merril, em 1937, como resultado de uma revisão da escala Stanford-Binet (adaptação da escala --@ Binet-Simon). A escala tem duas formas (L e M), cada uma composta por 129 itens. É aplicável a crianças a partir dos 2 anos, a adolescentes e a adultos. Embora seja predominantemente de natureza verbal, é também composta por testes de realização e materiais não verbais nos primeiros níveis (até aos 4 anos). Nesta escala, o processo de cálculo da ---> idade mental e do --- > QI faz-se a partir do quociente entre um valor de idade mental (IM) que no máximo é de 22,10 anos pelo denominador (idade cronológica) que no máximo consideram de 15 anos (porque se entende que a partir desta idade deixa de existir progresso de ---> inteligência). Assim, o valor máximo de Qi que um indivíduo, a partir dos 15 anos, pode obter é 152 [(22,10/15) x 1001. teste -- Prova padronizada e reprodutível, administrada com o objectivo de obter dados sobre: as capacidades intelectuais de um indivíduo, os seus conhecimentos, aptidões ou características relativas à orientação da sua conduta (---> personalidade, interesses, ---> temperamento, etc.). A expressão teste mental foi criada por M. ---> Gattell em 1890, para designar uma série de provas psicológicas com as quais procurava estabelecer diferenças entre os indivíduos. É utilizado nos vários ramos da psicologia ---> aplicada (clínica, educacional e organizacional). Constitui um meio de exploração psicológica que, embora possa fornecer dados importantes, não tem um carácter absoluto, isto é, não fornece o diagnóstico completo de um indivíduo. Distingue-se do teste de -> avaliação do rendimento escolar, pelo facto deste não usar, geralmente, questões padronizadas (v. ---> escala, -> inventário de personalidade, --- > psicometria, psicologia ---> diferencial e --@ padronização). teste de apercepção temática -- (TAT) Teste --@ projectivo destinado a adultos, elaborado por Henry -4 Murray e Christiana Morgan, em 1838. E composto por uma série de gravuras que representam situações de relacionamento entre pessoas de diferentes idades e de ambos os sexos. Ao examinado é-lhe pedido que conte uma história sobre cada uma das gravuras. A interpretação deste teste baseia-se
na --@ análise de conteúdo das histórias relatadas, a fim de conhecer o mundo interior do indivíduo testado. Murray pensava que após esta análise seria possível efectuar um estudo mais profundo, comparável à interpretação freudiana dos ---> sonhos mas, para isso, era necessário relacionar um sólido conhecimento em --> psicanálise com a história relatada pelo indivíduo. Nesta linha, o psicólogo francês V. Shentoub observou que a aplicação do TAT constitui, para o examinado, uma situação conflituosa onde interagem processos --> inconscientes e --> conscientes. Nestas condições, segundo’ Shentoub, não são as ---> motivações do indivíduo que se manifestam mas essencialmente os seus mecanismos de defesa, podendo assim o examinador avaliar o modo como estes funcionam e o seu grau de eficácia. O TAT deu lugar a numerosas aplicações e respectivas adaptações. Entre elas, podemos destacar o --> CAT, adaptado a crianças. Thorndike, Edward Lee -- Psicólogo norte-americano (Williamsburg 1874Montrose 1949). Doutorou-se em Harvard com William @ Janies, apresentando uma tese sobre a --- > inteligência animal, em que gatos aprendiam a sair de uma caixa ao puxarem uma corda. Passou toda a sua carreira académica na Universidade de Columbia, exceptuando um ano passado na Western Reserve University. E considerado um dos precursores do ---> behaviorismo, pelos seus trabalhos no domínio da aprendizagem animal realizados quatro anos antes das descobertas de -> Pavlov, criando conceitos importantes como os de --> condicionamento instrumental e lei do --> efeito, alé m de desenvolver a teoria da ---> aprendizagem por tentativa e erro, criada por A. --> Bain. Embora fundamentalmente vocacionado para os problemas da --> aprendizagem, os seus trabalhos abrangem outros temas, nomeadamente nos campos da psicologia -> diferencial e da educação. Foi um escritor produtivo, tendo-nos deixado mais de 500 artigos e monografias e cerca de 50 livros. Das suas obras destacam-se: Animal Intelligeuce (1911), Educational Psychology (1913-1914) e Selected Writings from a Connectionist's Psychology (1949). timidez -- Falta de segurança nas iniciativas e, sobretudo, nas relações com os outros. Está ligada a sentimentos de inferioridade, incapacidade ou culpabilidade, causados, muitas vezes, pela educação: pais que recusaram dar autonomia ao filho, não lhe permitindo afirmar as suas opções, conviver com crianças da sua idade ou outras restrições; ou demasiado exigentes, sem atender às limitações impostas pelas características e capacidades da criança. timo-regulador -- Medicamento que tem por efeito limitar as oscilações excessivas de humor. Tinbergen, Nikolaas -- Etólogo britânico de origem holandesa (Haia 1907Oxford 1988). Foi, com K. ---> Lorenz, co-fundador da -> etologia. Professor de Zoologia Experimental na Universidade de Leyde (1947), onde criou um centro de investigação etológica, emigrou mais tarde para a Grã-Bretanha, instalando-se na Universidade de Oxford, onde leccionou a cadeira de Comportamento Animal até ao fim da sua carreira. Graças aos seus trabalhos sobre o sentido de orientação nos insectos e sobre a comunicação nas aves, foi-lhe atribuído o prêmio Nobel da Medicina (1973) com K. Lorenz e K. von Frisch. Da sua obra destacam-se: Estudo do Instinto (1951) e A Vida Social dos Animais (1953). tipologia -- Sistema de classificação dos indivíduos em tipos, baseado em:
estudos dos caracteres físicos ou psicológicos. As tipologias podem dividir-se em dois grandes grupos: 1. biotipologias - relacionam a constituição física dos indivíduos com os traços predominantes da sua ---> personalidade; entre elas destacamos as de Hipócrates (v. -> humores, teoria dos), Gall (v. -> frenologia), E. --> Kretschmer e de W. --> Sheldon; 2. caracterologias baseadas na análise do comportamento dos indivíduos, ou seja, dos seus caracteres psicológicos, tais como as de ---> Eysenk, Jung e de Heymans-Le Senne (v. caracterologia de Heymans-Le Senne). tique -- gesto involuntário, breve e repetido que atinge vários músculos, geralmente, os faciais. Na criança surge a partir dos 6/7 anos. Os tiques passageiros aparecem como reacção a circunstâncias particulares (por exemplo, entrada na escola ou nascimento de um irmão). Mas também podem ser sintoma de uma ---> obsessão. Os tratamentos preconizados podem ser: técnicas de relaxamento ou terapias comportamentais que ensinam movimentos contrários aos do tique. tiróide ---> Glândula endócrina composta por dois lobos ligados um ao outro e localizada na base do pescoço. Segrega a tiroxina que transita no sangue e irriga o organismo onde exerce efeitos diversos: controlo do metabolismo do crescimento e da maturação, da tensão arterial e da temperatura. A insuficiência do funcionamento da tiróide, ou a sua ausência, provocam graves perturbações. V. ---> hipertiroidismo e --.> hipotiroidismo. Titchener, Edward Brafford -- Psicólogo norte-americano de origem britânica (Chichester 1867 - lthaca 1927). Aluno de -> Wundt professor na Universidade de CornelI, em lthaca (EUA), tornou-se o principal representante da psicologia -> experimental nos EUA, ao estudar os fenômenos da -> atenção, -> percepção e ---> sensação e ao investigar as bases fisiológicas da -4 consciência, Da sua obra destacam-se: Feeling and Attention (1908), Thought Process (1909) e A Textbook of Psychology (1910). tolerância -- 1. Condescendência em relação às ideias ou sentimentos contrários aos seus. 2. -> Habituação do organismo à presença de certa --@ droga ou fármaco. Caracteriza-se pela diminuição do efeito da droga ou fármaco devido ao seu uso repetido (continuado) e por uma necessidade de aumento das doses para obter o mesmo efeito. Na prática, traduz-se por uma escalada, isto é, necessidade de consumir maior quantidade de droga por aumento da dose ou por aumento da frequência. Saliente-se que a tolerância não se verifica da mesma forma para todos os efeitos, pelo que o aumento da dose da droga potencia riscos para os efeitos que não sofrem tolerância. Tolman, Edward Chace -- Psicólogo norte-americano (West Newton 1886 Berkeley 1959). Foi professor de Psicologia na Universidade da Califórnia, em Berkeley, de 1919 até à sua reforma em 1954, com excepção de 3 anos (1950-1953), período durante o qual foi afastado por oposição à política maccartista então vigente. Especialista na -> aprendizagem animal (investigou o comportamento de ratos em labirintos), Tolman interessou-se pelo ---> behaviorismo de ---> Watson. No entanto, demarcou-se deste, argumentando que entre o ---> estímulo e a resposta intervêm no organismo processos psicológicos bastante complexos. Assim, propôs uma modalidade alternativa que designou por behaviorismo intencionalista, o qual introduz variáveis intermediárias de natureza cognitiva (significados) no processo de aprendizagem. Da sua obra destaca-se: Purposive Behauior in Animals and Men (1932). tópica -- (lit. teoria dos lugares) Teoria psicanalítica que supõe a representação do funcionamento psíquico como um aparelho com um certo número de sistemas dotados de funções diferentes e dispostos uns relativamente aos outros numa ordem espacial. Perante a necessidade de representar o psiquismo como uma interacção dinâmica de instâncias, S. ---> Freud propôs a representação destas instâncias através de um aparelho psíquico que passou a designar-se tópica freudiana. Na primeira tópica (1900), Freud distinguiu -> inconsciente, ---> pré-consciente e > consciente. Em 1923, na segunda tópica introduziu as instâncias: ---> id, ego e ---> superego.
topofobia -- > Fobia a certos lugares. totem --> Símbolo unificador de uma tribo, muitas vezes um animal vivo ou uma figura animal esculpida numa árvore ou mesmo outro objecto que representa o(s) antepassado(s) dos membros da tribo. Tal como o --@ tabu, o totem assume uma particular importância simbólica na teoria psicanalítica de ---> Freud. toxicodependência ou toxicomania -- Estado de ~-@ dependência em relação a uma substância psicotrópica ( --->droga) que reduz a existência do indivíduo à procura dos efeitos alienantes da droga, Inicia-se, geralmente, na -> adolescência (devido a factores psicológicos e sociais muito diversos e difíceis de localizar) com o consumo de drogas leves marijuana, ---> haxixe, etc.) que podem conduzir ao uso de drogas duras heroína, -> morfina, etc.), as quais, por causarem dependência física e psíquica geram toxicomania. Considerada, quer como um problema psicológico individual, quer como um mal da civilização contemporânea, tem sido objecto de muitos modelos explicativos que se mostram muitas vezes ineficazes quando postos em prática nos domínios da prevenção, controlo e tratamento. toxicomania V --- > toxicodependência. traços de personalidade -- Termo criado por G. ---> AlIport ao referir-se aos padrões relativamente consistentes e persistentes do comportamento individual que se manifestam na maioria das circunstâncias. Assim, considerou que a -> personalidade de um indivíduo é constituída pela inter-relação dos seus traços tranquilizante --- > Psicotrópico com efeitos terapêuticos nos casos de ansiedade. transe, estado de -- Lit., Passagem da vida à morte, daí ser um estado em que a -> consciência é frágil; êxtase.
transferência -- 1. Processo de aprendizagem em que um conhecimento adquirido facilita a aquisição de outro análogo (transferência positiva, por exemplo, saber andar de bicicleta facilita a aprendizagem da condução de uma motorizada) ou interfere nessa nova aquisição (transferência negativa, por exemplo, saber jogar pingue-pongue interfere na aprendizagem das técnicas de ténis). 2. Segundo S. -> Freud, é um fenômeno em que o paciente, ao ser analisado, revive os seus desejos inconscientes, provenientes da infância, tomando o psicanalista como suporte. É necessário que, no decurso da análise, se crie um clima de --@ empatia para que o analisado ofereça poucas resistências, a fim de ao analisador ser permitido verificar o conteúdo --- > inconsciente que está na origem dos sintomas neuróticos. Foi por ocasião do tratamento do caso ---> Anna O que Freud constatou o fenômeno de transferência, passando a considerá-lo como estratégia fundamental na cura das --> neuroses, juntamente com o método das --@ associações livres, abandonando, por consequência, a ---> hipnose como método. Por outro lado, advertiu para a necessidade de distinguir o conjunto de sentimentos favoráveis do paciente em relação ao analista (transferência positiva), dos sentimentos de hostilidade relativamente a este (transferência negativa). A tomada de consciência das atitudes amigáveis ou hostis, criadas na infância e projectadas na situação psicanalítica, permite ao analisado a compreensão das suas condutas e réajustá-las em função destes novos elementos. Fora do contexto terapêutico, no dia-a-dia, o fenômeno de transferência é constante, está presente na maioria das relações interpessoais: amorosas, profissionais, etc. Mas, neste caso, os dois parceiros estão a realizar cada um a sua própria transferência, sem que tenham consciência de tal facto. Por isto, o psicanalista deve, no decurso da análise, evitar a contratransferência, ou seja, deve controlar os seus próprios sentimentos, a fim de estar disponível para escutar o paciente, condiçã o indispensável para o processo de cura. transfert -- (fr. --> transferência) transformismo -- Teoria de Jean-Baptiste Lamark (1744-1829) sobre a evolução das espécies, que veio a influenciar a teoria da selecção -> natural de C. -> Darwin (cf. --> evolucionismo). transmigração das almas, doutrina da -- V. ---> reencarnação. transexualismo -- Desejo muito forte de pertencer ao outro sexo. transversal, método -- Usado sempre que se pretende estudar vários indivíduos da mesma idade para encontrar semelhanças no seu desenvolvimento. Estes são métodos sincrónicos: estuda-se o nível de desenvolvimento de vários indivíduos de um mesmo escalão etário. -> Piaget também usou este tipo de método quando quis verificar a existência de semelhanças no desenvolvimento cognitivo de várias crianças ou de adolescentes da mesma idade. Estes métodos também se baseiam na ---> observação, podendo ainda o investigador elaborar pequenas experiências (v. -> experimentação). tratamento -- 1. Tratamento --@ estatistico de dados. 2. -> Terapêutica, ou terapia. travestismo -- Adopção de hábitos sociais e de indumentária próprios do sexo oposto, podendo tomar aspectos de -> parafilia. Segundo o psicanalista A. Hesnard (1886-1969), não se trata de uma manifestação de ---> homossexualidade mas de uma necessidade de identificação com os indivíduos do sexo oposto causada por dificuldades em manter relações sexuais satisfatórias. tricofobia -- 1. ---> Fobia em tocar coisas peludas. 2. Horror sentido por algumas mulheres quando lhes começam a crescer pêlos na face. tricotilomania --> Mania ou ---> obsessão em arrancar cabelos, sobrancelhas ou outros pêlos do corpo. tridimensional -- (teoria tridimensional da sensação) Segundo --- > Wundt, as --@ sensações contêm três aspectos: «prazer/ desprazer», «excitação/depressão», «tensão/ relaxação». trisonomia 21 --- > mongolismo. tronco cerebral -- Zona do encéfalo situada entre o --@ cérebro e a espinal medula. É formado por três estruturas: --4 bulbo raquidiano, pedúnculos e protuberância. Constitui uma das regiões mais primitivas do encéfalo estando relacionado com funções básicas: controlo das funções fisiológicas e comportamento automático. Pertence ao ---> SNC, assegurando a comunicação entre a espinal medula, o cérebro e o ---> cerebelo que, por sua vez, é transmitida por três largos feixes de fibras nervosas: os pedúnculos. Todos os ---> nervos cramianos, excepto o olfactivo e o óptico, emergem do tronco cerebral. É ainda nesta zona que se desenvolve a formação -> reticular. unidades capitalizáveis -- V ---> Keller, plano de. uniformidade -- Em Psicologia -> social, crença que há comportamentos homogéneos, se bem que esta homogeneidade seja mais teórica que real.

U.


universo ---> população. unissexual ou unissexuado -- Característico de uma espécie cujos indivíduos têm apenas um dos sexos (cf. -> bissexual). urofilia ou ondinismo -- Excitação sexual ligada à função urinária, no próprio indivíduo, num parceiro do sexo oposto ou do mesmo sexo. uteromania -- V. -4 ninfomania. VASODILATAÇÃO --> vasodilatação, é o principal meio regulador da pressão sanguínea. vasodilatação Alargamento --> reflexo dos vasos sanguíneos. vegetativo, sistema nervoso -- sistema neruoso autónomo. verbal -- (do lat., verbion) Que diz respeito à palavra. verborreia ---> logomania. vicariante, função -- Processo que permite a substituição da função de certas áreas cerebrais lesadas por outras.. vida -- Estado dos animais e das plantas que decorre desde o nascimento até à morte. Em Medicina e em Farmacologia fala-se do tempo de vida de um medicamento (a duração do seu efeito - há medicamentos de curta duração como há medicamentos de longa duração, por exemplo que fazem efeito durante 12 horas). Viena, Escola de -- Conjunto dos seguidores de --> Freud.vigília -- Estar desperto, vigilante, acordado, ter --@ insônias; contrário de ---> sono. vinculação -- Tendência apresentada pelas crianças, ou bebés de outras espécies, para estabelecer laços afectivos com a mãe ou outrem que cuide deles desde o nascimento. Estudos como os de ---> Harlow demonstraram que a vinculação não é provocada pelo facto de a mãe os alimentar mas porque é sentida como consoladora. Se a vinculação precoce não se verificar, o desenvolvimento psicológico poderá ser seriamente prejudicado, constatando-se logo em bebés casos de ---> ansiedade provocados por --> carência afectiva. V. ---> Bou,lby e ---> ciiiiha,@e@?i. visão dupla ou diplopia -- Visão de imagens duplas em certas pessoas que têm dificuldade em equilibrar os músculos oculares e em tocar as imagens dadas por ambas as retinas; por exemplo, durante a leitura, devido ao esforço feito. viscerotónico -- Indivíduo que segundo a ---> tipologia de ---> Sheldon tem uma ---> personalidade em que dominam as funções digestivas, é sociável, tem bom humor, gosta de boa comida e de conforto. Tem a constituiçã o física do tipo ---> clidomorfo. vocação -- (do lat. vox, voz) Sentir um chamamento (uma @,o- interior) que nos impele a desempenhar uma tarefa. Talento profissional ou artístico, por exemplo. vontade -- Capacidade de proceder a uma escolha livre, consciente. voyeurísmo -- (do fr. oo ‘ileiuisine) Parafilia em que a procura de prazer consiste em observar ou espiar pessoas a despir-se ou no acto sexual. Nalguns casos, o prazer é apenas obtido pelo olhar, outros masturbam-se enquanto espiam. Vygotski, Lev Semenovitch -- Psicólogo russo (Orcha, Bielorrússia 1896Moscovo 1934). Considerado como um dos pioneiros dos estudos psicolinguísticos, interessou-se particularmente pelas relações entre --> linguageni e pensamento. Crítico das teses simplificadoras do ---> behaviorismo, entendeu que o pensamento e a línguagem constituem elementos fundamentais para compreender a -> consciência. As suas experiências levaram-no a considerar que as palavras desempenham um papel determinante no desenvolvimento do pensamento. As actividades mentais implicam o uso de -> simbotes verbais (palavras) que são os utensílios capazes de veicular o pensamento. No desenvolvimento mental, a criança começa por um pensamento pré-verbal: adquire uma primeira estrutura que lhe permite a interiorização da linguagem e a sua utilização como ferramenta lógica. A --@ ontogénese implica a passagem por diversas fases até ao uso de conceitos quando se atinge a adolescência. Ao contrário de ---> Piaget, do qual conheceu as primeiras obras, atribuiu maior importância ao papel do meio cultural no desenvolvimento cognitivo. Fundador de um laboratório de psicologia para o estudo da criança no Instituto Pedagógico de Comel, impulsionou actividades ligadas ao ensino de crianças e adolescentes, assim como campanhas contra o analfabetismo. Entre os discípulos mais conhecidos de Vygotski destaca-se o neurologista A. R. Luria (1902-1977) que publicou trabalhos importantes no domínio das perturbações da linguagem, da ---> meniéria e na recuperaçao e remserção social do doente. Da sua obra destaca-se: Pensamento e Linguagein (1934). WAIS -- V. -> Wèchsler, escalas de inteligência de. Watson, John Broadus -- Psicólogo norte-americano (Greenville 1878 Nova lorque 1958). Ao reagir contra o aspecto filosófico e introspectivo da -> psicologia na sua época, preconizou uma psicologia objectiva, isto é, que não considerasse a noção de -> consciência: o -> behaviorismo. A publicação do artigo de Watson, «Psychology as the Beluiviorist Views It», na Psychological Review (1913), exprime a ideia de que a psicologia só se pode basear no estudo do comportamento observável, ou seja, na resposta a um estímulo definido. Professor na Universidade Jolins Hopkins desde 1908, terminou a sua carreira acadêmica em 1920, devido ao envolvimento com uma das suas colaboradoras, Rosalie Rayner. A partir daí começou a dedicar-se à publicidade e à difusão da sua doutrina através de conferências e publicações. No entanto, ficou para sempre conhecido na história da psicologia como o fundador do behaviorismo. Da sua obra destacam-se: Behavior: an Introduction to Comparative Psychology (1914), Psychology from the Stand Point of a Behaviorist (1919) e Behavioristn (1925). Wechsler, escalas de inteligência de -- Conjunto de -> escalas de -> inteligência criado pelo psicólogo norte-americano de origem romena David Wechsler (1896-1981). A primeira escala (Wechsler-Bellevue Scale) foi publicada em 1939 e revista em 1955, sob o título Wèchsler-Adult Intelligence Scale ou WAIS (Escala de Inteligência de Wechsler para Adultos). Contém seis provas verbais e cinco provas de aptidão não-verbais. Os resultados são anotados em função da idade dos testados (a partir dos 16 anos). Permite obter 3 tipos de ---> QI: Q1 global, Q1 verbal e Q1 de aptidão. Wechsler publicou, ainda, escalas do mesmo tipo adaptadas a indivíduos mais novos: Wechsler Intelligence Scale for Children ou WISC (Escala de Inteligência de Weclisler para Crianças), destinada a idades compreendidas entre os 5 e os 16 anos (1949); Wechslcr Pre-school and Primary School Scale of Intelligence ou

W.


WI`PSI (Escala de Inteligência de Wechsler para o período Pré-Escolar e Primário), destinada a idades compreendidas entre os 4 e 6 anos (1972). Wernicke, área de -- Em 1871, Wernicke descobriu na primeira circunvolução temporal e na ruga (gyriis) supramarginal do lobo parietal, no ---> hemisfério esquerdo do ---> cérebro, o centro das imagens verbais fonéticas ou centro auditivo dos fonemas: área de Wernicke. Mais tarde, no lobo occipitoparietal, localizou, perto do centro da visão, o centro de imagens verbais visuais ou centro visual das palavras, isto é, da compreensão verbal. Broca juntamente com Wernicke foram os pioneiros dos centros sensoriais da linguagem oral. A ---> afasia resulta de uma lesão na «área de Broca», a surdez das palavras ou -4 afasia sensorial resulta de uma lesão na «área de Wernicke» enquanto que a cegueira em relação às palavras resulta de uma lesão do lobo occipital ou da ruga angular no lobo parietal. Estas lesões em centros nervosos ou em órgãos periféricos podem levar à perda total ou parcial da fala mas o discurso «mental» não é afectado. Lesões que afectem as áreas de -> Broca ou de Wernicke podem levar a alterações da fala e à incapacidade de expressão oral, deixando de haver a capacidade fonética em exprimir fonemas (sons). Wernicke, síndroma de -- Distúrbio cerebral caracterizado por confusão mental, perturbação dos movimentos oculares, -> ataxia e --- > aitinésia (v. --> Kor@akoz,, sfiidroaia de). Tem como origem o síndroma alcoólico (v. -> alcoolis@11o). Wertheimer, Max -- Psicólogo norte-americano de origem alemã (Praga 1880-Nova lorque 1943). Foi um dos fundadores da --@ psicologia da ---> Gestalt, juntamente com W. -> KõhIer e Kurt -> Koffka. Dedicou-se à música, chegando a fazer parte de um grupo de música de câmara com Albert Einstein. Mas decidiu depois estudar psicologia. Doutorou-se na Universidade de Wurzburgo. Foi investigador nas Universidades de Berlim e Frankfurt. Emigrou para os EUA, onde foi professor na Nova Escola de Investigação Social (Nova lorque), até à sua morte. Da sua obra destaca-se: Productiz,c Tliiiiking (1959). Wundt, Wilhelm -- Psicólogo e fisiólogo alemão (Neckarau 1832-Crossbothen 1920). É considerado o pai da psicologia ---> experimental pelo facto de a ter edificado segundo o modelo das ciências naturais, a partir da ---> observação e da > experimentação. Foi professor de fisiologia em Heidelberga (1864), assistente de H. -> Helmhotz, professor de Filosofia em Zurique (1874) e depois em Leipzig, onde pfundou o primeiro laboratório de psicologia experimental, em 1879. Estudou as funções psicológicas susceptíveis de medição, em particular a --> @;ensaçào, utilizando a este propósito a expressão psicologia fisiológica. No entanto, admitiu a ---> introspecção como método de estudo em psicologia. Criou em 1883, a revista Philosophische Studien, onde divulgava o estudo das suas investigações. Contribuiu ainda para a criação da psicologia --> social, ao escrever uma obra em 10 volumes, editada entre 1900 e 1920 Vdlkerpsychologie (Psicologia Social). Das suas restantes obras destaca-se: Elementos de Psicologia Fisiológica (1873-1874).
by Psicologia Academica at 8:01 pm
Labels: DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA,
0 CommentsDicionário de Psicologia /N/O/P
Dicionário de Psicologia /N/O/P

não-directiva, pedagogia -- Método pedagógico, criado por C. --@ Rogers, em que a intervenção dos alunos é muito maior que a do professor. Este apenas clarifica e põe questões mas não propõe, nem soluções, nem princípios ou regras de solução.Dicionário de Psicologia /J /K/L/M
Dicionário de Psicologia /J /K/L/M James, William -- Filósofo e psicólogo norte-americano (Nova lorque 1842 - New Hampshire 1910). Fundador do --@ funcionalismo, trouxe à psicologia norte-americana a tendência pragmática que a caracterizou.Dicionário de Psicologia/H / I
Dicionário de Psicologia/H / I

Guilford, Joy Paul -- (Marquette, Nebraska 1897-) Psicólogo norte-americano que se interessou pelo estudo da --@ psicometria e da --> personalidade, passando, mais tarde, a dedicar-se ao estudo das aptidões cognitivas, propondo um modelo de estrutura do intelecto.Dicionário de Psicologia/G
Dicionário de Psicologia/G

Gauss, curva de -- V.---> curva normal.Dicionário de Psicologia/F
Dicionário de Psicologia/F

fabulação -- Narração fantástica e extraordinária entendida como verdadeira pelo sujeito que a engendrou. Pode apresentar dois aspectos: 1.Dicionário de Psicologia/E
Dicionário de Psicologia/E

Ebbinghaus, Hermann -- Psicólogo alemão (Duppertal 1850 - Halle 1909). Notabilizou-se pelos estudos realizados sobre a ---> memória.loading... Send feedback

Nenhum comentário:

Postar um comentário