sexta-feira, 21 de outubro de 2011

22. PEQUENO DICIONÁRIO DE FOTOGRAFIA.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://mediatecnology.no.sapo.pt/DicionariodeFotografia.htm

-------------------------------------------------------------------

A


Aberração: Defeito óptico de lente (por vezes inevitável), causando distorção ou perda de nitidez na imagem final.



Abertura: O orifício da objectiva formado pela íris do diafragma dentro da lente. O tamanho é variável e ajustado pelo controle de abertura.



Agente redutor: Ingrediente activo de uma emulsão reveladora. Transforma cristais de haleto de prata expostos em prata metálica escura. Também chamado agente revelador.



Agente umectante: Solução química (Kodak Photo-floo, por exemplo) utilizada após a lavagem do filme. Pela redução da tensão superficial da água remanescente sobre o filme, acelera a secagem e impede a formação de bolhas.



Agitar: Movimentar as soluções químicas sobre a superfície do filme ou papel durante o processamento de maneira que entre em contacto com a superfície.



Ajuste de controle de exposição: Tirar várias fotos da mesma cena em exposições maiores e menores que a indicada pelo fotómetro, assegurando, assim, uma foto com exposição ideal.



Altas-luzes: Área muito clara da cena, foto ou transparência: área muito densa e escura do negativo. Também chamado alto valor.



Ampliação: O tamanho de um objecto como aparece na imagem. A ampliação de uma imagem em filme é determinada pela distância focal da lente. Uma lente de foco longo (tele-objectiva) faz o objecto parecer maior que a lente de foco de foco curto (grande angular).



Ampliador por condensador: Ampliador que ilumina o negativo com luz concentrada e dirigida por lentes condensadoras colocadas entre a fonte de luz e o negativo.



Anel de reversão: Anel utilizado para acoplar duas partes da câmara: por exemplo, acoplar a objectiva à câmara de trás para a frente de modo a aumentar a nitidez da imagem para distâncias de foco muito pequenas.



Ângulo de visão: Amplitude que pode ser registrada por determinada lente; determinado pela distância focal da objectiva.



ASA: Escala que indica a velocidade do filme. É a abreviação de "American Standards Association" (Associação Norte Americana de Padrões).



Automático programado: Módulo de exposição automática no qual a câmara estabelece tanto a velocidade do obturador quanto a abertura para a exposição normal.



B


Balanceamento de cores: A acuidade geral com a qual as cores de uma fotografia a cores se comparam ou podem ser comparadas àquelas da cena original. Os filmes são equilibrados para o uso com fontes específicas de luz.

Banho interruptor: Solução ácida usada entre o revelador e o fixador para interromper a acção do revelador e preservar a eficácia do revelador. Geralmente, trata-se de uma solução diluída de ácido acético; a água comum é utilizada por vezes como banho interruptor no processamento do filme

Base: Suporte de uma emulsão fotográfica. Para filmes, é feita de plástico ou acetato. Para cópias, de papel.

Brilhante: Descreve o tipo de papel; para impressão com grande quantidade de brilho. O oposto é opaco.

C


Cabo de sincronismo: Fio eléctrico que liga a unidade de "flash" ao mecanismo de liberação do obturador.

Carretel: Cartucho de metal ou plástico com ranhuras espirais nas quais o rolo do filme é carregado para o processamento.

Cartão cinza: Um cartão que reflecte uma percentagem conhecida da luz que incide sobre ele. Em geral, tem um lado cinzento que reflecte 18% da luz e um lado branco que reflecte 90% da luz. Utilizado para fazer medidas acuradas com o fotómetro (esse instrumento baseia suas leituras de exposição num tom de cinza de 18% de reflexão).

Cassete (ou bobina): Recipiente de metal ou plástico para filmes 35mm.

Câmara bi-reflex ou de objectivas gémeas: Câmara na qual duas lentes são montadas uma sobre a outra. A lente inferior (de registro) forma uma imagem no filme exposto. A lente superior (de visão) forma uma imagem que se reflecte para cima num visor de vidro (despolido). Abreviatura: TLR ("twin lens reflex").

Câmara de visor: Câmara em que a lente de registro forma uma imagem directamente sobre um visor de vidro despolido. Um chassis de filme é inserido na frente do visor antes da exposição. As partes frontal e traseira da câmara podem ser posicionadas em vários ângulos a fim de alterar o foco e a perspectiva.

Câmara reflex: Câmara com um espelho embutido que reflecte a cena fotografada em um visor de vidro despolido. Ver Câmara mono-reflex e Câmara bi-reflex ou de objectivas gémeas.

Cinza médio: Tom de cinza médio padrão com 18% de reflexão. Ver Cartão cinza.

"Close-up": Imagem maior que a normal obtida pelo uso de uma objectiva mais próxima do objecto que o normal.

Contaminação: Traços de produtos químicos presentes onde não deveriam estar, ocasionando perda da actividade química, manchas e outros problemas.

Contratado: Ter diferenças maiores que o normal entre as áreas claras e escuras. O oposto é pálido.

Contraste: Diferença entre as partes claras e escuras de uma cena ou fotografia.

Controle de abertura: O anel da câmara (um botão, em alguns modelos) que, quando rotacionado, ajusta o tamanho da abertura da íris no diafragma e modifica a quantidade de luz que incide sobre o filme.

Controle de velocidade do obturador: Controle que selecciona o período de tempo em que o filme é exposto à luz.

Cópia: Imagem (geralmente positiva) em papel fotográfico, feita à partir de um negativo ou transparência.

Corpo: Caixa à prova de luz que contém os mecanismos da câmara e protege da luz até que se esteja pronto para fazer a exposição.

Corte: Aparar as margens de uma imagem, melhorando a composição. Esse processo pode ser feito através da movimentação da posição da câmara quando da visão da cena, do ajuste do ampliador durante a impressão, ou aparando a foto já pronta.



D


Densidade: Quantidade relativa de prata presente em várias áreas de filme ou papel após a exposição e o processamento. Portanto, o grau de escurecimento em uma cópia fotográfica é a capacidade de impedir a passagem da luz em um negativo ou transparência.

Denso: Descreve um negativo ou área de um negativo onde grande quantidade de prata foi depositada. Um negativo denso transmite relativamente pouca luz. O oposto de rarefeito/ténue.

Disparador de cabo: Cabo embutido ligado ao obturador da câmara, e que tem um botão na outra extremidade, accionado pelo fotógrafo para accionar o obturador. Utilizado para evitar riscos de trepidação da câmara ou activar o obturador à distância.

Disparador do obturador: Mecanismo, geralmente um botão no topo da câmara, destinado a activar o obturador para expor o filme.

Distância hiper-focal: A distância até o objecto mais próximo em foco, quando a lente é focalizada no infinito. Estabelecer o foco nessa distância, ao invés de no infinito, fará com que os objectos mais distantes permaneçam em foco, além de estender a profundidade de campo a fim de incluir objectos mais próximos da câmara.

Distorção grande-angular: Alteração na perspectiva causada pelo uso de lente grande-angular (distância focal pequena) muito próxima ao objecto. Os objectos aparecem esticados ou mais distantes do que realmente são.


E


Efeito de reciprocidade (falha de reciprocidade): Alteração do balanceamento de cores ou do sombreamento de uma imagem causada por exposição muito longa ou muito curta.

Efeito telefoto: Alteração na perspectiva causada pelo uso de teleobjetiva a grande distância de todas as partes da cena. Os objectou parecem mais próximos entre si do que realmente são.

Elemento da lente: Peça única de vidro óptico que age como objectiva ou como parte de uma objectiva.

Eliminador de hipo: Solução química utilizada entre a fixação e a lavagem do filme ou do papel. Diminui o tempo e lavagem através da conversão de resíduos do fixador em formas mais facilmente dissolvidas em água. Também chamado hipo neutralizador ou auxiliar de lavagem.

Escala completa: Descreve uma foto com uma grande escala de tons, desde o preto profundo até o branco brilhante, passando por muitas variedades de cinza.

Espectro: Escala de energia radiante que se estende os comprimentos de onda extremamente baixos até os extremamente altos. O espectro visível inclui apenas os comprimentos de onda que o olho humano é capaz de perceber..

Espelho: Reflector metálico polido dentro do corpo da câmara a um ângulo de 45º da lente para reflectir da imagem sobre a tela de focalização Fresnel. Quando a câmara é disparada, o espelho move-s, de modo que a luz atinja o filme.

Estilete: Pequena lâmina (geralmente substituível) colocada num cano de tamanho grande e facilmente manejável. Utilizado para cortar molduras de cartão para fotos.

Exposição automática: Um modo de operação no qual a câmara ajusta automaticamente a abertura, a velocidade do obturador, ou ambos, para exposição normal.

Exposição manual: Módulo não-automático de operação da câmara no qual o fotógrafo estabelece tanto a abertura quanto a velocidade do obturador.



F


Fantasmas: Pontos brilhantes com o mesmo formato da abertura (abertura da lente) que aparecem na foto, causados por reflexões entre superfícies de lentes.

"Flash" automático: Unidade electrónica de "flash" com cédula fotossensível que determina a distância do "flash" para exposição ideal através da medida do retorno da luz reflectida de volta pelo objecto.

"Flash" manual: Módulo não-automático de operação do "flash" no qual o fotógrafo controla a exposição ajustando a abertura da lente.

Filme de alto contraste: Filme que registra tons de luz mais claros e tons de luz mais escuros que o normal aumentando, assim, a diferença entre os tons.

Filme em rolo: Filme vendido em rolo, protegido da luz por um invólucro de papel. Essa definição se aplica a praticamente todos os filmes apresentados em rolos, ao invés de chapas planas.

Filme infravermelho: Filme sensível a comprimentos de onda ligeiramente maiores que os do espectro visível, além de alguns comprimentos de onda dentro do espectro visível.

Filme negativo: Filme fotográfico que produz imagem negativa após a exposição e o processamento.

Filme ortocromático: Filme sensível à luz azul e verde, mas não à luz vermelha.

Filme pancromático: Filme sensível a todos os comprimentos de onda do espectro visível.

Filme para luz de tungsténio: Filme a cores balanceado para produzir cores que parecem naturais quando expostas à luz de tungsténio, mais especificamente, luz de temperatura de cor de 3200 K. Caso esse tipo de filme seja usado à luz do dia, as imagens aparecerão azuladas. O filme para luz de tungsténio do tipo A tem um balanceamento ligeiramente diferente, e foi projectado para uso com lâmpadas "photoflood" de 3400 K de temperatura de cor.

Filme para luz natural: Filme a cores equilibrado para produzir cor aparentemente natural quando exposto à luz do dia. As imagens tornam-se avermelhadas se esse tipo de filme é utilizado com luz de tungsténio.

Filme reversível: Filme fotográfico que produz uma imagem positiva (uma transparência) após a exposição e o processamento.

Filme de densidade neutra: Pedaço de vidro ou plástico escuro posicionado na frente da câmara e destinado a diminuir a intensidade da luz que atravessa a lente. Altera a exposição, mas não a cor.

Focalização por zonas: Pré-estabelecimento do foco para fotos de acção, de modo que toda a área na qual a acção possa se desenrolar apareça nítida..

Fotomicrografia: Fotografia tirada através de microscópio.

f/stop: Designação numérica (f/2, f/2.8, etc.) indicando o tamanho da abertura da lente.


G


Grau de contraste: Contraste produzido por um papel de cópia. Os sistemas de gradação não são uniformes, mas geralmente os graus 0 e 1 indicam contraste baixo ou suave: graus 2 e 3, contraste médio ou normal; graus 4 e 5, contraste alto ou duro.

Grão: O efeito salpicado causado por partículas de prata se agrupado num negativo.



H


Haleto de prata: Componente sensível à luz presente nas emulsões fotográficas, compreendendo o cloreto, o brometo e o iodeto de prata.

Hipo: Nome popular do agente fixador, abreviatura de hipossulfito de sódio, o antigo nome do tiossulfato de sódio (o ingrediente activo da maioria dos fixadores).


I


Imagem latente: Imagem formada pelas alterações dos grãos de haleto de prata na emulsão fotográfica após exposição à luz. A imagem não é visível até que o processamento químico ocorra.

Infinito: Representado por ¥. A maior distância marcada no anel de focagem da lente, em geral aproximadamente 50 pés (15 metros). Quando a câmara é focada no infinito, todos os objectos àquela distância ou mais distantes estarão nítidos.

ISO: Escala de mensuração de velocidade de filmes que está substituindo as escalas ASA e DI. E a abreviatura de "International Standards Organization" (Organização Internacional de Padrões).


J

K


L


Laboratório: Sala onde as fotografias são processadas e impressas, suficientemente escura para que os materiais fotossensíveis sejam manejados sem causar exposição indesejada.

Latitude: Quantidade possível de super ou sub exposição sem alteração significativa da qualidade da imagem.

Lâmpada de quartzo: Lâmpada de tungsténio de alta densidade, pequena, durável e de temperatura de cor constante.

Leitura de substituição: Leitura fotométrica tomada de outro meio que não o objecto da foto, tal como um cartão cinza de tom padronizado ou a mão do fotógrafo.

Lente composta: Lente que contenha vários elementos.

Lente de "close-up": Dispositivo acoplado na frente da lente comum, permitindo a focagem a uma distância menor e o consequente aumento do tamanho da imagem.

Lente de distância focal normal (lente-padrão): Lente que proporciona mais ou menos o mesmo ângulo de visão o olho humano, não ampliando ou diminuindo o tamanho relativo dos objectos.

Lente de distância focal pequena (lente grande-angular): Lente com ângulo de visão de cena mais amplo, incluindo área maior que a da lente de distância focal normal.

Lente Fresnel: Superfície óptica com áreas circulares concêntricas. Utilizada na retícula de focalização para equalizar o brilho de uma imagem..

Lente inter cambiável (cambiável): Lente que pode ser removida da câmara e substituída por outra.

Lente macro: Lente especialmente projectada para fotografias em "close-up", capaz de bom desempenho óptico quando utilizada muito próxima ao objecto.

Lente macro-zoom: Lente com capacidade de foco próximo e distância focal variável.

Lente ou Objectiva: Um ou mais objectos de vidro óptico utilizados para a convergência e focagem dos raios de luz a fim de formar uma imagem.

Lente tratada: Lente com delicada cobertura transparente destinada a reduzir as reflexões de luz.

Lente zoom: Lente com vários elementos móveis, que pode ser usada para produzir uma escala contínua de distância focais.

Lento: Oposto de rápido.

Líquido para limpeza de lentes: Líquido próprio para a limpeza de lentes sem prejuízo do revestimento delicado da superfície das mesmas.

Luz disponível: Termo geral que designa luz relativamente fraca já existente no local onde a fotografia deverá ser feita.

Luz principal: Principal fonte de iluminação, produzindo as sombras dominantes.

Luz rebatida: Luz indirecta produzida dirigindo-se o foco de luz para além do objeto e usando um teto ou outra superfície para reflectir a luz sobre o tema. Mais suave e menos brilhante que a luz direta.


M


Macro fotografia: Produção de imagens de tamanho real o maior em filme.

Mata-borrões: Folhas de papel absorvente especiais para uso fotográfico. Cópias molhadas secam quando colocadas entre mata-borrões.

Medir: Fazer uma leitura de luz utilizando um fotómetro.

Meio-tom: Área mediatamente brilhante, nem uma sombra muito escura, nem altas-luzes muito brilhantes. Na fotografia, tom cinza médio.

Módulo prioridade de abertura: Um sistema de exposição automático no qual o fotógrafo estabelece a abertura e a câmara selecciona uma velocidade para o obturador para exposição normal.

Módulo prioridade de obturador: Sistema de exposição automático no qual o fotógrafo estabelece a velocidade do obturador e a câmara selecciona a abertura para a exposição normal.

Moldura de cartão: Rectângulo de cartão com uma abertura central colocado sobre uma foto para emoldurá-la.

Mono-reflex (LR): Tipo de câmara com uma lente utilizada tanto para ver quanto para tirar a foto. Um espelho dentro da câmara reflecte a imagem no visor. Quando a foto é tirada, esse espelho se desloca, permitindo que a luz penetre na lente, incidindo directamente sobre o filme.

Montagem sangrada: Montar uma cópia de modo que não haja margem entre as bordas da foto e da superfície de montagem.

"Motor drive" (Grupo moto propulsor): Acessório da câmara que avança automaticamente o filme após ter sido exposto.



N


Negativo: 1. Imagem a cores ou tons claros e escuros que são o inverso da cena original.

2. Filme que foi exposto na câmara e processado a fim de formar uma imagem negativa.

Nítido: Descreve uma imagem ou parte de uma imagem que mostra textura e detalhes precisos. Oposto de embaçado ou ténue/rarefeito.

Número-guia: Escala para unidade de "flash" que pode ser utilizada para calcular a abertura correcta para uma determinada velocidade de filme e distância entre "flash" e o objecto.


O


Obturador: Dispositivo da câmara que se abre e fecha para expor o filme à luz durante determinando período de tempo.

Obturador concêntrico (Central): Mecanismo da câmara que admite luz para a exposição do filme através da abertura e fechamento de um círculo de folhas de metal sobrepostas.

Opaco: Descreve o papel para impressão com superfície relativamente áspera e não-reflexiva. O oposto de brilhante.

Oxidação: Perda de actividade química devida ao contacto com o oxigénio do ar.


P


"Panning" (Varredura): Mover a câmara durante a exposição acompanhando determinando objecto em movimento. Como efeito, o modelo permanece relativamente nítido e o fundo torna-se embaralhado.

Papel de contraste fixo: Papel para impressão que produz um único nível de contraste. Para produzir mais ou menos contraste, deve-se mudar para papel de outro grau. Ver Papel de contrate variável.

Papel de contrate variável: Papel para cópias sobre o qual variados graus de contraste de cópias podem ser obtidos por meio de mudança de cores da fonte de luz do ampliador, como pelo uso de filtros.

Papel para limpeza de lentes: Papel macio e isento de impureza, especialmente fabricado para a limpeza de lentes. Não é o mesmo que flanela de óculos.

Papel revestido com resina: Papel para impressão com cobertura impermeável que absorve menos humidade que o papel à base de fibra, reduzindo, assim, alguns tempos de processamento. Abreviatura: Papel RC.

Pára-sol: Acessório para proteger a parte frontal da objectiva a fim de impedir a entrada de luz muito intensa, que pode causar fantasmas ou reflexos.

Paralaxe: A diferença de ponto de vista que ocorre quando a lente (ou outro dispositivo) através da qual o olho observa uma cena, é separada da lente que expõe o filme.

Pentaprisma: Dispositivo óptico de cinco lados utilizado no visor para corrigir a imagem da tela de focalização de modo que aparece de cabeça para cima e na posição correcta da esquerda para a direita.

Perspectiva: Ilusão da imagem bidimensional de um espaço tridimensional sugerida primeiramente por linhas convergentes e pela diminuição de tamanho dos objectos distantes da câmara.

"Photoflood": Lâmpada de tungsténio especial para utilização em estúdios fotográficos. Emite luz a 3400 K de temperatura de cor.

Plano de foco crítico: Parte da cena mais nitidamente focalizada.

Porta-negativos: Moldura que prende e mantém o negativo esticado no ampliador.

Porte manual: Portar a câmara nas mãos ao invés de fazê-lo num tripé ou outro suporte fixo.

Positivo: Imagem com cores ou tons claros e escuros similares às da cena original.

Processamento reverso: Procedimento por meio do qual se produz uma imagem positiva (uma transparência) a partir do filme exposto na câmara, ou uma cópia positiva a partir de uma transparência sem utilizar negativo.

Profundidade de campo: Diferença entre os pontos mais próximos e mais distantes presentes num foco aceitavelmente nítido na fotografia. A profundidade de campo varia com a abertura da lente, com a distância focal e com a distância entre a câmara e o objecto.

Prova: Cópia de teste feita com o objectivo de avaliar a densidade, o contraste, o equilíbrio de cores, a composição do objecto etc.

Puxar: Expor o filme com uma maior ASA do que ele realmente tem, e posteriormente compensar a sub exposição resultante dando maior revelação que o normal. Isso permite a tirada de fotos com luz mais fraca, ou abertura menor do que seria idealmente possível, dispensando o uso do "flash".



Q


Queimar: Dar uma exposição extra a determinada área da foto durante a ampliação.


R


Rarefeito: Descreve um negativo ou área de um negativo onde quantidade relativamente pequena de prata foi depositada. Negativos finos transmitem grande quantidade de luz. Oposto de denso.

Rebatedor: Qualquer superfície - teto, cartão, reflector de guarda-chuva, etc. - usada para rebater a luz sobre o objecto.

Rebatedor de guarda-chuva: Dispositivo auxiliar construído na forma de um pára-sol, com a superfície reflectora na parte interna. Utilizado para lançar luz rebatida ou difusa sobre o objecto.

Rebobinador: Dispositivo, geralmente localizado no topo da câmara, para rebobinar o filme no cassete, após feita a exposição.

Regenerador: Substância acrescentada a alguns tipos de soluções de processamento após o uso para repor produtos químicos exauridos, fazendo com que possam ser reutilizados..

Reticulação: Diminutas fissuras na emulsão gelatinosa que podem ser causadas por mudanças bruscas de temperatura durante o processamento.

Retoque: Remover pequenas imperfeições na cópia causadas por partículas de poeira, pequenos arranhões, etc. Especificamente, aplicar corante sobre pequenas manchas esbranquiçadas.


S


Silhueta: Objecto escuro com pouco ou nenhum detalhe visível contra fundo claro.

Sincronizar: Accionar a unidade de "flash" enquanto o obturador da câmara encontra-se aberto.

Solução concentrada: Solução química concentrada que deve ser diluída antes de usada.

Solução de trabalho: Solução química diluída até a proporção indicada para uso.

Suave: 1. Descreve uma imagem embaçada ou fora de foco. Oposto de nítido.

2. Descreve uma cena, negativa ou cópia com pouco contraste.

3. Descreve uma emulsão de papel para cópias de baixo contraste, tal como graus 0 e 1.

Sub expor: Expor o filme ou o papel a muito pouca luz. O filme sub exposto produz negativo muito claro (fino/rarefeito/ténue/ralo) ou transferência muito escura. Papel sub exposto produz cópia muito clara.

Super-revelar: Dar ao filme uma quantidade de revelação maior que o normal.


T


Tela de visão: Superfície na qual a imagem aparece no visor. Essa imagem aparece de cabeça para baixo e inversa da esquerda para a direita, a menos que a câmara contenha um pentaprisma para corrigi-la.

Tela/retícula polarizadora (filtro polarizador): Filtro colocado na frente da lente da câmara a fim de reduzir os reflexos de superfícies não-metálicas como vidro e água.

Teleobjectiva (lente de foco longo): Lente que fornece ângulo estrito de visão de uma cena, incluindo menor extensão da cena que a lente de foco normal e, portanto, ampliando os objectos na imagem.

Temperatura da cor: Descrição da cor de uma fonte de luz. Medida numa escala de graus Kelvin.

Tiossulfato de sódio: Ingrediente activo da maioria dos fixadores. O mesmo que hipo-sulfato de sódio.

Transparência (slide): Imagem positiva de uma base de filme claro observada quando a luz atravessa a partir de uma fonte traseira, geralmente um projector. Normalmente colorida.

Tripé: Suporte de três apoios para a câmara.

TTL: Abreviatura de "through the lens" (através da lente), como em observação ou leitura através da lente.



U

V


Velocidade: 1. Capacidade relativa de a lente transmitir luz. Medida pela maior abertura na qual a lente pode ser usada. A lente rápida possui uma abertura máxima maior e é capaz de transmitir mais luz que a lenta.

I . Sensibilidade relativa do filme fotográfico à luz.

Véu: Densidade generalizada de uma imagem fotográfica causada por exposição acidental à luz ou actividade química indesejada.

Vidro despolido: 1. Pedaço de vidro despolido em um dos lados de modo que a imagem focalizada pode ser observada do outro lado.

2. O visor de uma câmara reflex ou câmara de estúdio.

Vinhetar: Sombrear as bordas de uma imagem, de modo que fique, subexpostar. Um pára-sol muito longo para a lente poderá cortar o ângulo de visão, causando a vinhetagem.

Visor: Abertura na câmara pela qual o fotógrafo pode ver a cena a ser fotografada.


W


X


Y


Z

Nenhum comentário:

Postar um comentário