quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

36. DICIONÁRIO DE XADREZ.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.grupos.com.br/blog/cassamchess/permalink/24531.html

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DICIONÁRIO DE XADREZ.
22:26 @ 23/07/2008

Termos usuais
No xadrez, usa-se muitas expressões e o novato deve familiarizar-se para compreender melhor o sentido dos comentários e análises de partidas. A compreensão destas expressões também ajudam a clara compreensão do jogo.
Ala da Dama - A metade do tabuleiro que corresponde as colunas A,B,C e D
Ala do Rei - A metade do tabuleiro que corresponde as colunas E,F,G e H

Peças maiores - Dama e torres.
Peças menores - Cavalos e bispos.
Centro - as casas d4,d5,e4 e e5.

Peões centrais - Os peões do rei (coluna "e") e da dama (coluna "d").


A


ABANDONO: Desistência de um jogador quando a partida está perdida.
ABERTURA: Fase inicial de um jogo de xadrez.
ADJACENTE: Peça, fila ou coluna vizinha. Que está ao lado.
AFOGAMENTO: Situação de empate onde um jogador não possui um lance legal.
ALA: Lado direito ou esquerdo do tabuleiro de xadrez.
ALAVANCA: Lance de peão adjacente para desbloquear um peão do bando.
ATIVA: Peça de xadrez com grande mobilidade.


B


BANDO: Peças de mesma cor.
BISPO: Peça de xadrez que se movimenta ao longo das diagonais.


C


CADEIAS DE PEÕES: Peões alinhados ao longo de uma diagonal.
CAPIVARA: Jogador limitado de xadrez. Não enxerga jogadas óbvias.
CAPIVARADA: Um mau lance ou erro grave que resulta em derrota.
CAPTURA: Momento em que uma peça é retirada do tabuleiro.
CASA CRÍTICA: Posto avançado para uma futura invasão.
CASA DE COROAÇÃO: Casa onde pode ser promovido um peão.
CAVALO: Peça de xadrez cujo movimento é saltando em forma de um "L".
CENTRO: Formado principalmente pelas 4 casas centrais do tabuleiro.
CILADA: Lance em que a resposta natural prejudica quem respondeu.
COLUNAS: Sequência de casas verticais.
COMBINAÇÃO: Sequência de lances com objetivos estabelecidos.
COMUM ACORDO: Empate decidido pelos dois enxadristas.
CONTRAGAMBITO: Resposta de um jogador que rejeita um gambito.
CONTROLE: Casas que uma jogador ataca e não estão sendo disputadas pelo adversário.
CRAVADA: Peça pregada no lance da pregadura.


D


DAMA: É a rainha do jogo e também a peça mais poderosa. Evitamos usar o termo “Rainha” devida a confusão na hora de realizar a anotação.
DESENVOLVIMENTO: Movimento das peças no início do jogo.
DESENVOLVER PEÇAS: Mover e posicionar a peça em local estratégico e útil para algo.
DESPERADO: Peça condenada que tenta causar dano ao adversário.
DIAGONAIS: Sequência de casas de mesma cor.
DUPLA DE PEÕES: Dois peões colocados lado a lado.


E


EN PASSANT: Captura especial entre peões.
EN PRISE: Peça em posição de ser tomada.
EQUILíBRIO DINÂMICO: É a disputa pelo controle de espaço no tabuleiro.
ESPAÇO: São as casas do tabuleiro de xadrez.
ESTRATÉGIA: Plano de ação que exige o raciocínio lógico.
ESTRUTURA DE PEÕES: Forma como estão colocados os peões no tabuleiro.


F


FALANGE: Estrutura de peões colocados lado a lado.
FIANQUETO: Posicionamento do bispo pelo flanco controlando o centro.
FILAS: Sequência de casas horizontais.
FINAIS: Momento decisivo de uma partida com poucas peças no tabuleiro.
FLANCOS: Cantos inferiores, superiores e laterais do tabuleiro.


G


GAMBITO: Lance de sacrifício de um peão.
GARFO: Ataque simultâneo sobre duas ou mais peças inimigas.


I


INICIATIVA: Jogador que ataca, forçando o adversário a jogar na defesa.
INTERPOSIÇÃO: Colocar uma peça entre duas que estavam em confronto.


J


J'ADOUBE: Expressão usada por um jogador para poder arrumar suas peças.


L


LANCE: Movimento da peça no tabuleiro de xadrez.
LANCE DE ESPERA: Lance para ganhar um tempo.
LANCE ILEGAL: Movimento que não pode ser executado.
LANCE LIBERADOR: Lance com o qual você recupera espaço.
LANCE RESTRINGENTE: Lance que limita as ações de seu oponente.


M


MACACO: Jogador que perde tempo dando xeque.
MATE: Posição em que o rei está completamente perdido.
MATE DO LOUCO: O mate mais rápido do xadrez.
MATE PASTOR: Mate de início de jogo com a dama apoiada pelo bispo.
MATE PHILIDOR: Mate com cavalo.
MATERIAL: São as peças do jogo de xadrez.
MOBILIDADE: Capacidade de deslocar peças com facilidade e rapidez.
MEIO JOGO: Período intermediário de uma partida de xadrez.


P


PASSIVA: Peça de xadrez sem mobilidade.
PEÃO: Peça de xadrez em maior quantidade no tabuleiro de xadrez.
PEÃO ATRASADO: Peão que não pode ser defendido por peão adjacente.
PEÃO ISOLADO: Peão que não têm outro peão da mesma cor ao seu lado.
PEÃO PASSADO: Peão com chance de promoção.
PEDRADA: Lance muito forte e inesperado.
PEÇA ENCOBERTA: Peça indiretamente atacada no lance da pregadura.
PEÇAS: São os personagens do jogo de xadrez.
PENDURADA: Peça deixada en prise ( para ser capturada ).
PEÕES PENDENTES: Dupla de peões sem defesa nas colunas adjacentes.
PEÕES DOBRADOS: Peão que fica na frente de um outro peão da mesma cor.
POSIÇÕES FECHADAS: Posição com estrutura de peões impedidos.
POSIÇÕES ABERTAS: Posição sem fortes cadeias de peões.
PREGADORA: Peça agressora no lance da pregadura.
PREGADURA: Lance de ataque a uma de duas peças alinhadas.
PROMOÇÃO: Momento em que o peão é trocado por uma peça de valor.




R


RAIO DE AÇÃO: Casas que uma peça pode ocupar no lance seguinte.
RAIO X: Ocorre quando uma peça atacada deve mover-se e ocorre perda de material.
RASTEIRA: Combinação que converte uma posição perdida numa posição favorável.
REI: É a peça mais importante do xadrez e deve sempre estar protegida.
RESTRINGIDO: Jogador com pouco espaço para movimentar as peças.
ROQUE: Lance especial onde ocorre o movimento simultâneo de duas peças.
ROQUE MAIOR: Movimento do rei e da torre na ala da dama.
ROQUE MENOR: Movimento do rei e da torre na ala do rei.




S


SACRIFÍCIO: Ceder material para obter alguma vantagem.
SAPEAR: Fazer comentários de uma partida.
SIMPLIFICAÇÃO: Trocar material a fim de reduzir o número de peças no tabuleiro.
SOBRECARGA: Quando uma peça acumula muitas funções.
SUBPROMOÇÃO: Quando o peão coroado não é trocado por uma dama.


T


TABULEIRO: Campo de jogo formado por 64 casas alternadamente claras e escuras.
TEMPO: É como os enxadristas normalmente chamam o lance.
TORRE: Peça de xadrez que se movimenta ao longo das filas e colunas.
TROCA: Sequência onde você ganha e perde uma peça de igual valor.


X


XEQUE: Situação em que o rei está sendo atacado.
XEQUE PERPÉTUO: Empate forçado por uma sequência infinita de xeques.


Z


ZUG: Estar obrigado a jogar uma determinada peça.

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